Últimas Notícias

Ação da Braskem (BRKM5) despenca para o menor nível em 15 anos e reacende temor de reestruturação

A possibilidade de uma reestruturação da dívida da Braskem (BRKM5) fez a ação PNA, a mais líquida da petroquímica, mergulhar para o menor nível em 15 anos na sessão desta sexta-feira (26). Com baixa de 14,81%, o papel encerrou o pregão valendo R$ 7,02, a cotação de fechamento mais baixa desde 10 de junho de 2010.

A tendência de queda já se desenhava nas cotações das últimas semanas, à medida que o investidor embutia nos preços os riscos de liquidez da companhia, as consequências do acidente geológico em Alagoas e as dívidas quanto ao seu controle. O gatilho de piora, porém, surgiu na manhã desta sexta-feira, quando a firma informou ter contratado assessorias financeira e jurídica para avaliar a situação e encontrar alternativas a fim de melhorar seu desempenho.

Os assessores contratados são Lazard, Cleary Gottlieb e E.Munhoz. Os dois primeiros atuam na reestruturação da mexicana Braskem Idesa, anunciada no começo do mês, o que acelerou os problemas na matriz, uma vez que credores passaram a questionar a real situação desta.

As opções para enfrentar a situação não avolumam o assunto, todas as opções para a Braskem estão na mesa, como a busca de um sócio, a capitalização, a venda de ativos ou a renegociação da dívida. A firma pode, inclusive, precisar de uma injeção de capital.

Para o analista Pedro Galdi, da AGF, a situação da Braskem é tão complicada que, ao anunciar algo que deveria ser bem recebido, só amplia os temores sobre o seu futuro.

“A Braskem está atravessando uma fase extremamente negativa. Não bastassem as incertezas sobre o colapso de sua estrutura operacional em Alagoas, com indenizações representativas e o fato da Novonor não conseguir uma modelagem para vender sua participação no controle, ainda temos os impactos do ciclo de baixa na indústria petroquímica”, afirma.

O analista Felipe Sant’Anna, da Axia Investing, diz que o mercado teme que a crise da companhia chegue a uma recuperação judicial. Na sua avaliação, a contratação de uma consultoria jurídica e financeira levantou dúvidas sobre a real situação de caixa da firma, acendendo o alerta para um risco iminente de fuga de capital.

“O movimento já levou bancos de investimentos a cortarem recomendação e preço-alvo, algo que tende a gerar efeito cascata”, diz.

O UBS BB rebaixou a recomendação para as ações da Braskem de compra para neutro, destacando que não vê um caminho fácil para que a petroquímica volte a gerar caixa.

Dilema

Na avaliação do sócio da L4 Capital, Hugo Queiroz, o impasse societário continua sendo o principal entrave para qualquer solução definitiva na Braskem.

A Petrobras detém 47% das ações ordinárias (ON) e 36,1% do capital total da Braskem, enquanto a Novonor controla a petroquímica, com 50,1% dos papéis ordinários e 38,3% do capital total.

Em agosto, os bancos retomaram o plano de ter a fatia de controle da Novonor na Braskem dentro de um fundo e junto à IG4 Capital, gestora especializada em ativos em situações especiais, vão estruturar uma saída para o impasse em torno desta venda, que já dura mais de quatro anos.

Nesta semana, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse que os bancos “estão convergentes” na busca pela recuperação da Braskem, aceno bem recebido pela companhia, já que o banco de fomento é uma das partes que ainda não havia se mostrado engajada nas negociações.

Para Queiroz, entretanto, essa demora na definição “destrói valor” da Braskem e penaliza o papel. “Falta reinvestimento (Capex), a operação se deteriora e o ativo perde atratividade”, resume.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Estadão Conteúdo

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo