Últimas Notícias

Análise: Ataque dos EUA ao Irã gera apreensão global com possível guerra nuclear

Análise: Ataque dos EUA ao Irã gera apreensão global com possível guerra nuclear

Os ataques dos EUA contra instalações nucleares no Irã, na madrugada de domingo (noite de sábado no Brasil), geraram apreensão global, somando mais de 26 milhões de posts e quase 160 milhões de interações em menos de 24 horas em diferentes plataformas de mídias sociais ao redor do mundo.

O debate em português

A repercussão em português é marcada por grande alarmismo e apreensão quanto às possíveis consequências da entrada dos Estados Unidos no conflito. De modo geral, o tom é noticioso, com acompanhamento em tempo real das ações militares e das declarações de lideranças globais.

Duas principais narrativas se destacam:

  • Há um lamento amplo pela escalada do conflito, com posts que ressaltam o episódio como mais um elemento a desestabilizar as dinâmicas sociais e políticas globais — e o cotidiano das pessoas. Recorrentemente, o humor é usado como recurso para enfatizar essa perspectiva. Posts contrários aos Estados Unidos também se destacam, mas chama a atenção a baixa visibilidade de lideranças políticas de esquerda entre os principais perfis;
  • Do lado da direita, há um movimento de adesão à perspectiva de Donald Trump, a partir da associação do regime iraniano com o terrorismo. Diferentemente do campo da esquerda, lideranças políticas da direita são relevantes nesse debate, com destaque para o vereador Lucas Pavanato (PL-SP) e influenciadores como Ana Paula Henkel. Apesar de adotar um tom menos explícito, Tarcísio de Freitas teve o 7º post mais relevante sobre o tema no Instagram.

O debate em inglês

O debate em inglês representou 73% das menções globais ao conflito. Diferentemente do debate em português, há uma clara predominância de posts críticos a Donald Trump na plataforma X. Dos 10 posts com mais interações sobre o tema, 9 criticaram a ofensiva dos EUA, com destaque para publicações de parlamentares como Alexandria Ocasio-Cortez. O único post favorável foi feito pelo senador republicano John Fetterman, replicando a publicação de Donald Trump.

É interessante notar a presença de posts que pedem o impeachment de Trump entre os que tiveram maior repercussão, indicando um aumento da influência da política interna dos Estados Unidos nas próximas semanas.

O debate em outros idiomas

O debate em outros idiomas representou 24% das menções globais ao conflito, somando mais de 6 milhões de publicações e 45 milhões de interações. Entre os posts de maior destaque está a publicação do presidente do Chile, Gabriel Boric, condenando o ataque. Assim como no debate em português, as críticas à ofensiva de Donald Trump são mobilizadas, muitas vezes utilizando recursos de humor.

Marco Aurélio Ruediger é diretor da Escola de Comunicação da FGV, e Victor Piaia é professor da Escola de Comunicação da FGV.

The post Análise: Ataque dos EUA ao Irã gera apreensão global com possível guerra nuclear appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Agência O Globo

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo