Após Trump defender Bolsonaro, Lula diz que Brasil não aceita “interferência externa”


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (7) que a defesa da democracia no Brasil é uma responsabilidade exclusiva dos brasileiros e que o país não aceita interferências externas. A declaração vem após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defender o ex-presidente Jair Bolsonaro e atacar o Judiciário brasileiro.
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, escreveu Lula em nota, sem citar o presidente americano.
Em uma publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou estar acompanhando a “caça às bruxas” contra Bolsonaro, que foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e responde a processos no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe. Trump classificou as investigações como ataques políticos e defendeu que o julgamento do ex-presidente deve ocorrer nas urnas, por meio das eleições.
O presidente americano também destacou que Bolsonaro foi um líder forte e um negociador duro em questões comerciais, além de afirmar que o ex-presidente está liderando as pesquisas eleitorais. Trump prometeu acompanhar de perto a situação de Bolsonaro, sua família e seus apoiadores, pedindo que o ex-presidente seja deixado em paz.
Em resposta, a ministra Gleisi Hoffmann, responsável pelas Relações Institucionais, afirmou que Trump está “equivocado” e que o presidente dos EUA deveria se preocupar com os problemas internos de seu país, respeitando a soberania brasileira. A declaração reforça a posição do governo Lula em manter a independência das instituições nacionais.
The post Após Trump defender Bolsonaro, Lula diz que Brasil não aceita “interferência externa” appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Gabriel