Argentina anuncia fim do controle de câmbio

O ministro da Economia da Argentina, Luis “Toto” Caputo, anunciou nesta sexta-feira (11) que o banco central do país vai acabar a partir de segunda-feira (14) com as restrições a compra de moeda estrangeira, hoje limitada em US$ 200 mensais para pessoas físicas.
Segundo comunicado da Casa Rosada, a Argentina entra no que chamou de “terceira fase do programa econômico”, de recapitalização do BC argentino. Desde que chegou ao poder, o presidente argentino Javier Milei tem colocado em prática uma política de austeridade fiscal para controlar as contas públicas e a inflação do país.
No caso do “cepo” cambial — como é chamado o controle ao câmbio no país –, a medida de restrição foi adotada para conter a desvalorização do peso em meio ao cenário de hiperinflação do país.
A medida permitiu que o dólar subisse de maneira estável e abaixo dos níveis de inflação da Argentina.
Segundo Caputo, o fim da restrição à compra de dólares, em vigor há anos no país, permitirá a entrada de investimentos, o que irá consolidar o crescimento e o superávit fiscal.
Milei já havia sinalizado em fevereiro que o fim do controle do câmbio estava próximo.
O anúncio foi feito junto com a confirmação de que o board do Fundo Monetário Internacional (FMI) está reunido para aprovar o empréstimo de US$ 20 bilhões para a Argentina.
Em atualização…
Este conteúdo foi originalmente publicado em Argentina anuncia fim do controle de câmbio no site CNN Brasil.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: joaonakamura