Últimas Notícias

Atividade empresarial dos EUA desacelera em abril, mostra PMI

A atividade firmarial nos Estados Unidos desacelerou para o nível mais baixo em 16 meses em abril.

E os preços cobrados por bens e serviços subiram em meio à incerteza causada pelas tarifas, reforçando os temores do mercado monetário de uma estagflação que pode colocar o Federal Reserve em uma situação difícil.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) da S&P Global divulgado nesta quarta-feira (23) também mostrou que a política comercial protecionista do presidente Donald Trump, que elevou a taxa tarifária média efetiva dos Estados Unidos a níveis nunca vistos em mais de um século.

E a repressão à imigração estão prejudicando as exportações de produtos e o turismo.

As firmas também estavam relutantes em contratar, o que, segundo a S&P Global, foi atribuído a “preocupações com as perspectivas econômicas e ambientes de demanda, tanto no país quanto nos mercados de exportação, com preocupações crescentes com custos e disponibilidade de mão de obra”.

A confiança nas condições de negócios nos próximos 12 meses também se deteriorou.

O PMI Composto, que acompanha os setores industrial e de serviços, caiu para 51,2 neste mês, nível mais baixo desde dezembro de 2023 e após leitura de 53,5 em março. Uma leitura acima de 50 indica expansão no setor privado.

A pesquisa foi realizada entre 9 e 22 de abril, bem depois do anúncio das tarifas do “Dia da Libertação” de Trump e do subsequente adiamento de 90 dias das tarifas recíprocas sobre mais de 50 parceiros comerciais.

Trump, no entanto, aumentou as tarifas sobre as importações chinesas para 145%.

Pequim retaliou com suas próprias tarifas, desencadeando uma guerra comercial entre os dois gigantes econômicos.

Uma tarifa universal de 10% sobre quase todos os parceiros comerciais continua em vigor, assim como as tarifas de 25% sobre automóveis, aço e alumínio.

O PMI preliminar de manufatura subiu para 50,7, de 50,2 em março e contra expectativa de economistas consultados pela Reuters de 49,1.

O PMI preliminar de serviços recuou para 51,4, de 54,4 no mês passado e projeção de 52,5.

Metade dos brasileiros quer comprar ovos de Páscoa, diz pesquisa

Este conteúdo foi originalmente publicado em Atividade firmarial dos EUA desacelera em abril, mostra PMI no site CNN Brasil.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Malu Araujo

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo