Aumento dos juros no Plano Safra foi de 1,5 a 2 pontos, abaixo da Selic, diz Fávaro


O Plano Safra 2025/26 para a agricultura firmarial teve um aumento nos juros de 1,5 a 2 pontos percentuais em relação ao programa do ciclo anterior, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante apresentação dos dados nesta terça-feira.
Ele destacou que a alta nos juros foi menor do que a elevação da taxa básica Selic no período, algo que desafiou o governo na elaboração do programa.
“Nós tínhamos uma Selic de 10,5% ao ano, hoje ela está em 15%, portanto 4,5 pontos percentuais a mais do que no momento do lançamento do Plano Safra passado. E ainda assim, com todas essas dificuldades, o aumento das taxas de juros foi da ordem de 1,5% a 2%”, disse.
Fávaro destacou que o governo “absorveu o aumento da Selic com equalização” dos juros, utilizando recursos do Tesouro.
Mais cedo, o Ministério da Agricultura informou que o Plano Safra 2025/26 terá R$516,2 bilhões destinados a financiamentos da agricultura firmarial brasileira, alta de 1,5% ante o ciclo anterior.
No plano anterior, considerando recursos de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), para emissões de Cédulas do Produto Rural (CPR), o total havia somado R$508,59 bilhões.
Para Fávaro, as ações governamentais colaboraram para que o Plano de Safra seja “recorde” e continue sendo “estimulante” aos produtores.
The post Aumento dos juros no Plano Safra foi de 1,5 a 2 pontos, abaixo da Selic, diz Fávaro appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: camillebocanegra