Últimas Notícias

Banco Central abandona versão atual do Drex; ideia é trocar toda a infraestutura

O Banco Central desistiu do Drex, o projeto de real digital, pelo menos da forma como ele existe hoje. A plataforma, que estava em testes, será desligada na próxima segunda-feira (10) e dará lugar a uma nova infraestrutura que a autoridade ainda vai construir. As informações são do portal Finsiders Brasil.

Segundo as informações do site, o BC concluiu que o sistema baseado em blockchain não atendeu os requisitos de segurança para as operações financeiras após quatro anos de testes. Esse tipo de rede, inaugurada com o bitcoin, registra transações em público. Há tempos o BC alertava que essa característica talvez fosse incompatível com as demandas de privacidade do sistema monetário nacional.

No bitcoin, vale notar, só há privacidade porque as carteiras digitais são sequências numéricas, anônimas. Isso não seria factível no sistema monetário tradicional.

Não está claro se a nova estrutura será outra rede blockchain – diferente da atual, chamada Hyperledger Besu – ou se vão adotar outra tecnologia de rede, “não-blockchain”.

A Hyperledger Besu é baseada no sistema do ethereum, capaz de rodar contratos inteligentes (algo que o sistema do bitcoin não faz). Significa o seguinte: se no futuro você fizesse um Pix de Drex para comprar um carro, o sistema veria que foi você que fez a compra (pois o dinheiro estava registrado no seu nome). E o documento iria automaticamente para o seu celular, sem burocracia. Esse seria o “contrato inteligente”.

Agora, esse futuro talvez esteja mais distante. A ver.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Redação InvestNews

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo