Últimas Notícias

BlackRock lança 2 novos ETFs de ações para investidor fugir da concentração do Ibovespa

A BlackRock vai lançar dois novos Exchange Traded Funds (ETFs) de renda variável no Brasil: o iShares Bovespa BR+ Equal Weight B3 (EWBZ11) e iShares Bovespa BR+ Cap 5% B3 (CAPE11). Os dois ativos são indexados ao Ibovespa B3 BR+, um índice da Bolsa brasileira que inclui as 85 ações de firmas do Ibovespa e 5 BDRs de firmas brasileiras listadas lá fora: Nubank, Stone, XP, PagSeguro e Inter.

Lá fora, as Magnificent Seven, nome dado no mercado ao grupo composto por Apple, Amazon, Alphabet (Google), Meta (Facebook), Microsoft, Nvidia e Tesla, fizeram o S&P 500 superar e renovar as máximas históricas. Mas boa parte das outras ações americanas não acompanharam o rali e poderiam ainda ter espaço para investimento – no entanto, quem compra apenas o índice fica com a “distorção” de preço gerada pela concentração nas gigantes de tecnologia.

A mesma coisa acontece com o BOVA11, o ETF da Black Rock que segue o Ibovespa e é atualmente o ativo da classe com maior liquidez B3, com R$ 11 bilhões sob gestão. Mas que fica à mercê da concentração do índice em firmas ligadas a commodities e bancos.

Publicidade

Por isso, os dois novos ETFs têm abordagens diferentes. O EWBZ11 tem ponderação igual entre os emissores, ou seja, todas os ativos da carteira tem o mesmo peso. Já o CAPE11 tem um limite máximo de 5% por emissor, permitindo maior concentração relativa nas firmas mais líquidas, mas limitando uma concentração muito superior.

“Acabamos o road show com assets e fundos de pensão, e a aceitação está sendo bem maior do que imaginávamos. O investidor brasileiro está amadurecendo em relação à utilização do produto e temos uma grande oportunidade de ocupar esse espaço”, disse Bruno Barino, country manager na BlackRock.

O EWBZ11 e o CAPE11 estreiam na B3 na segunda-feira (30). Com o lançamento, a prateleira de ETFs da Black Rock no Brasil chega a 7: BOVA11, SMAL11, IVVB11, ECOO11 e BRAX11. A marca iShares da gestora possui ainda 152 BDRs de ETFs. “O nosso objetivo é continuar ajudando os investidores brasileiros na jornada de transformação em poupadores e, na sequência investidores”, destacou o CEO.

Os planos da Black Rock no Brasil

O lançamento dos dois novos ETFs foi anunciado nesta quinta-feira pelo country manager da BlackRock Brasil no seu primeiro encontro com a imprensa desde outubro de 2024, quando assumiu o posto. Barino afirmou que os esforços da gestora no País estão centrados em conectar a atuação por aqui com a inovação, experiência e serviços já oferecidos no exterior onde a firma é a líder mundial na gestão de recursos, com US$ 11 trilhões em AuM.

“Um player como a BlackRock, com o número de ativos e sofisticação, tem a missão de ajudar o mercado local a se desenvolver. A oportunidade é replicar os movimentos do mercado global por aqui”, destacou.

Publicidade

No mercado doméstico, a gestora detém cerca de 35% do market share de ETFs, enquanto representa 80% do segmento de BDRs de ETF. O outro nicho representativo é de investimentos de brasileiros no exterior, sobretudo com os institucionais. O foco do trabalho agora é focar além do produto, no serviço, aumentando o addressable market da firma no País.

Lá fora, a BlackRock tem como meta para o próximos anos democratizar o acesso de investidores a soluções que hoje são restritas a um público mais seleto, com foco especial em investimentos alternativos.

As movimentações dos últimos meses têm seguido esse objetivo. A gestora comprou a Global Infrastructure Partners (GIP) e a firma de dados Preqin. E está em vias de receber a aprovação regulatória da aquisição da HPS Investment Partners, focada em crédito privado.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Luíza Lanza

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo