Bolsas dos EUA despencam mais de 3% após Trump elevar críticas ao presidente do Fed


As novas declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o chefe do banco central americano, Jerome Powell, azedaram de vez o humor dos investidores nesta segunda-feira (21). Tanto o índice Dow Jones quando o S&P 500 e o Nasdaq Composite mostravam queda superiores a 3% no início desta tarde.
No início do dia, Trump escreveu um post em sua rede Truth Social chamando Powell de “perdedor”, defendeu a necessidade de uma queda antecipada dos juros nos EUA e aproveitou para ironizar o presidente do Fed, ao chamá-lo de “Sr. Tarde Demais”.
O mercado, que já vinha de mau humor desde o início da crise das “tarifas reciprocas” de Trump e implementando uma estratégia apelidada de “venda América”, reagiu mal, num dia em que os mercados em Hong Kong e da Europa ficaram fechados pelo feriado prolongado da Páscoa.
Às 14 horas, o Dow Jones perdia 1,263.52 pontos (-3,23%), enquanto o S&P 500 cedia 178.61 pontos (-3,38%) e o Nasdaq recuava 597.67 (-3,67%).
Enquanto isso, o dólar atingiu sua maior baixa em três anos em relação a uma cesta de moedas internacionais — como euro, libra, iene e franco suíço — e o ouro disparou para um de US$ 3.400 por onça.
Leia também: Índice de ADRs brasileiros caem com aversão ao risco causada por EUA e China
Adam Crisafulli, especialista da Vital Knowledge, disse à CNBC que os investidores estão lidando com uma nova fonte de ansiedade macroeconômica: “as ameaças de Trump à independência do Fed”.
“A queda simultânea nas ações, no dólar e nos títulos do Tesouro sugere que a guerra comercial de Trump desencadeou um êxodo dos ativos monetários americanos que nenhuma negociação pode reverter”, escreveu.
Há projeções de que o índice Dow Industrial está a caminho de seu pior abril desde 1932.
The post Bolsas dos EUA despencam mais de 3% após Trump elevar críticas ao presidente do Fed appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Roberto de Lira