Últimas Notícias

Brasil está estagnado como Argentina na última década, diz deputado da base de Milei

Brasil está estagnado como Argentina na última década, diz deputado da base de Milei

Quem olha para a economia da Argentina e do Brasil à primeira vista pode dizer que os países estão distantes um do outro. Afinal, o país vizinho vive uma hiperinflação anual de três dígitos, a pobreza atingiu mais da metade da população no 1º semestre e a atividade econômica está em recessão técnica em 2024, após duas quedas nos primeiros e segundos trimestres.

Para o parlamentar argentino Luciano Laspina, entretanto, os dois países compartilham semelhanças que impediram o crescimento de ambos na última década e podem continuar prejudicando no futuro. Laspina é economista e deputado nacional da Argentina, fazendo parte da base de coalizão do presidente Javier Milei.

Leia também: Risco na Argentina é mais político do que fiscal, diz deputado pró-Milei

Em entrevista exclusiva ao InfoMoney, o parlamentar do PRO, partido do ex-presidente Maurício Macri, afirmou que o Mercosul fez com que os países do bloco fechassem suas economias para o resto do mundo, mantendo-os isolados dentro de suas parcerias.

Luciano Laspina, deputado nacional pelo PRO na Argentina. (Foto: Reprodução/ X @LucianoL)

“Excluindo a Venezuela falida e o Equador, que também enfrentou suas dificuldades, os dois países [do Mercosul] que ficaram estagnados nos últimos 10 anos são Argentina e Brasil. Uruguai e Paraguai escaparam disso graças ao fenômeno da soja”, diz.

Brasil e Argentina se assemelham em duas características fundamentais, segundo o deputado: o grande volume de gastos públicos “que torna suas economias pesadas, ineficientes e custosas”; e o fato de serem “uma das regiões mais fechadas ao comércio internacional do mundo”.

“Essas duas coisas, para mim, explicam as semelhanças, porque o Brasil tem outra política, outro nível de risco, tem estabilidade, é independente; no entanto, não cresceu”, afirma Laspina.

Segundo dados da CEIC Data, a média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil entre 2013 e 2023 foi de 0,77%, enquanto o da Argentina foi de 0,60%.

O parlamentar do PRO acredita que a “porta de saída” para os dois países saírem dessa estagnação é o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Para ele, o acordo representa um caminho de integração com uma região que possui “altíssima produtividade e capacidade tecnológica” para compartilhar.

As negociações entre os dois blocos se arrastam há 25 anos e o tema voltou ao debate neste ano, quando a Comissão Europeia reiterou o interesse em concluir o acordo, apesar da oposição da França. O país de Emmanuel Macron teme a concorrência com os produtos agrícolas brasileiros.

Entretanto, o Financial Times informou no mês passado que um grupo de 11 países do bloco, entre eles Alemanha, Portugal e Suécia, enviou uma carta para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pedindo a solução do entrave. O objetivo do governo brasileiro é fechar o acordo ainda em 2024.

“Isso seria uma notícia fantástica para o Mercosul, que só fez fechar nossas economias e nos manter isolados do resto do mundo. Eu acho que essa é a porta de saída e provavelmente o melhor atalho que podemos tomar”, diz Laspina.

The post Brasil está estagnado como Argentina na última década, diz deputado da base de Milei appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Monique Lima

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo