Brasil ganha uma “Alemanha” para explorar no Atlântico

A proposta brasileira que reivindicava a expansão da plataforma continental foi aceita, garantindo ao Brasil o direito de explorar uma área marítima de aproximadamente 360.000 km², equivalente ao território da Alemanha.
Nesta quarta-feira (26), a Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), aceitou a reivindicação brasileira na região da Margem Equatorial.
Desde 2017, o Brasil busca estabelecer sua Zona Econômica Exclusiva para além das 200 milhas náuticas autorizadas pelas autoridades internacionais.
Agora, o país poderá explorar áreas marítimas que chegam a até 350 milhas náuticas da costa em alguns pontos dessa região. Isso garante o direito de explorar recursos e riquezas presentes no subsolo marinho.
No entanto, isso não significa que o Brasil começará a explorar petróleo imediatamente na região. Até porque, a área em que a Petrobras solicita o aval do Ibama para o início das pesquisas já estava dentro dos limites das 200 milhas náuticas.
A CLPC é um organismo internacional criado pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar para auxiliar os estados costeiros no estabelecimento dos limites exteriores de suas plataformas continentais.
Sua principal função é analisar e decidir sobre as reivindicações dos países para expandir suas áreas de soberania.
As negociações com o órgão, que tem sede em Nova Iorque, são lideradas pela Marinha do Brasil.
Essa conquista não é a primeira para o Brasil no setor. Desde 1989, com o lançamento do Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC), o país busca a expansão.
A proposta divide a margem continental brasileira em três áreas: Região Sul, Margem Equatorial e Margem Oriental/Meridional.
Em março de 2019, a CLPC aprovou a reivindicação para a região sul. Agora, em março de 2025, foi aceita a da Margem Equatorial.
O próximo passo é a análise da proposta para a Margem Oriental.
Entenda se mais etanol na gasolina pode reduzir preço do combustível
Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil ganha uma “Alemanha” para explorar no Atlântico no site CNN Brasil.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: giselefarias