Últimas Notícias

Calendário econômico da semana tem ata do Copom e decisão do Fed sobre juros; veja o que acompanhar

O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (16) a sexta-feira (20), tem eventos importantes nacionais e internacionais para ficar no radar dos investidores.

A semana começa com a divulgação do Relatório Focus, na segunda-feira (16). O documento é elaborado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e traz as principais previsões econômicas do mercado. No exterior, sairá o Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto na Alemanha, Zona do Euro, Reino Unido e Estados Unidos, indicador que calcula as atividades de manufatura e serviços do país.

Teremos também o PMI Industrial – que mostra a saúde e o nível de atividade do setor da construção – no Reino Unido e na Zona do Euro, onde sai ainda o PMI de Serviços. Este último mede o nível de atividade de gerentes de compras na indústria da construção e se concentra em setores como varejo, turismo e serviços em geral

Publicidade

Na terça-feira (17), o destaque será a ata do Comitê de Política Monetária (Copom). O documento aborda os detalhes do que foi discutido na reunião da semana passada, quando se decidiu elevar a Selic em 1 ponto percentual para o patamar de 12,25% ao ano.

Na agenda internacional, as atenções ficam com a balança comercial, que indica os valores das importações e das exportações de mercadorias, na Zona do Euro e no Japão. Já nos Estados Unidos, será compartilhado com o mercado as vendas no varejo, um medidor de todos os produtos vendidos pelo setor durante o mês.

Na quarta-feira (18), investidores aguardam a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). Vale lembrar que, em novembro, a autoridade monetária reduziu as taxas em 25 pontos-base, para o intervalo entre 4,5% e 4,75% ao ano, sendo esse o segundo ajuste para baixo realizado em 2024.

Outros destaques do dia são o anúncio da taxa básica de juros pelo Banco Central do Japão (BoJ) e a divulgação da inflação no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPC) na Zona do Euro e no Reino Unido. No Brasil, sai o resultado do fluxo cambial estrangeiro.

Publicidade

Na quinta-feira (19), teremos mais uma decisão de política monetária e outro IPC, sendo a primeira, no México e o segundo, no Japão.

Na sexta-feira (20), o último dia útil da semana, aguardamos os resultados da Confiança do Consumidor da Fundação Getulio Vargas (FGV), as vendas no varejo no Reino Unido e o Índice de Preços ao Produtor (IPP ou PPI) na Alemanha, sendo este um medidor da inflação a partir da variação nos preços médios recebidos pelos produtores nacionais de bens e serviços.

Calendário Econômico da Semana

Segunda-feira, 16 de dezembro

Brasil

08:25 – Boletim Focus

Alemanha

05:30 – PMI Composto

Zona do Euro

06:00 – PMI Industrial

06:00 – PMI Composto

06:00 – PMI do Setor de Serviços

Reino Unido

06:30 – PMI Composto

Publicidade

06:30 – PMI Industrial

Estados Unidos

11:45 – PMI Composto

Terça-feira, 17 de dezembro

Brasil

08:00 – Ata do Copom

Zona do Euro

07:00 – Balança comercial

Estados Unidos

10:30 – Vendas no varejo

Japão

20:50 – Balança comercial

Quarta-feira, 18 de dezembro

Brasil

14:30 – Fluxo cambial estrangeiro

Reino Unido

04:00 – IPC

Zona do Euro

07:00 – IPC

Estados Unidos

16:00 – Decisão política monetária Fed

Japão

23:30 – Decisão de política monetária do BoJ

Quinta-feira, 19 de dezembro

México

16:00 – Decisão de política monetária

Japão

20:30 – IPC

Sexta-feira, 20 de dezembro

Brasil

08:00 – Confiança do Consumidor FGV

Reino Unido

04:00 – Vendas no varejo

Alemanha

04:00 – IPP

*Com informações da Investing e Ágora Investimentos

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Cecília Mayrink

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo