Castro manda PM afastar “responsáveis por autorizar operação” do Bope em festa junina


O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, determinou neste domingo (8) o afastamento imediato dos responsáveis por autorizar a operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizada na noite da última sexta-feira (6), durante uma festa junina no Morro do Santo Amaro, no Catete, Zona Sul da capital.
“Agora pela manhã, em uma reunião com os secretários de Estado de Segurança e da Polícia Militar, determinei o afastamento imediato dos responsáveis por autorizar a operação na madrugada de ontem, na comunidade do Santo Amaro, em meio a uma festa popular”, afirmou o governador em nota oficial.
A ação do Bope gerou pânico entre os moradores. Segundo relatos, os agentes entraram na comunidade efetuando disparos durante o evento. O jovem Herus Guimarães Mendes, de 23 anos, foi atingido na barriga, chegou a ser socorrido no hospital Glória D’Or, mas não resistiu aos ferimentos. Testemunhas afirmam que pelo menos outras cinco pessoas também ficaram feridas.
Castro declarou ainda que as investigações devem ser conduzidas com “extremo rigor e agilidade”, tanto pela Polícia Civil quanto pela Corregedoria Interna da Polícia Militar. Ele também garantiu, em conversa com o Ministério Público, que todas as imagens captadas pelas câmeras corporais dos policiais envolvidos serão disponibilizadas para apuração das responsabilidades.
“Me solidarizo com os familiares e amigos do jovem Herus Guimarães Mendes e das outras vítimas atingidas durante a festa. Sei que palavras não vão trazer ninguém de volta, nem diminuir a dor de perder um ente querido, mas deixo aqui minha tristeza e indignação”, afirmou.
A Polícia Militar informou que a operação foi emergencial, motivada por informações sobre a presença de criminosos armados na região. Segundo a corporação, houve confronto iniciado por suspeitos, sem revide por parte dos agentes. A ocorrência foi registrada na 9ª DP (Catete).
Na manhã de sábado, moradores da comunidade realizaram uma manifestação na Rua Pedro Américo, cobrando justiça pelas vítimas e protestando contra a ação policial durante o evento comunitário. Segundo a Polícia Civil, responsável pela investigação, nenhum dos cinco feridos durante a operação do Bope tinha envolvimento com o tráfico de drogas. Até o momento, não houve prisões relacionadas à investigação, que segue em andamento. As armas dos policiais militares envolvidos na operação foram apreendidas para perícia.
The post Castro manda PM afastar “responsáveis por autorizar operação” do Bope em festa junina appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Agência O Globo