Últimas Notícias

Chefe da PF defende articulação ampla contra lavagem via criptos em ataque hacker

Chefe da PF defende articulação ampla contra lavagem via criptos em ataque hacker

LISBOA – O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, defendeu nesta sexta-feira (4) uma resposta articulada entre setor público, reguladores e firmas privadas para enfrentar o uso de criptomoedas por organizações criminosas. A fala ocorre no contexto da investigação sobre um ataque hacker de grandes proporções a uma instituição que integra a estrutura do sistema monetário nacional.

“Nós entramos na pauta da lavagem de dinheiro, e uma das modalidades é o investimento em criptoativos”, afirmou Rodrigues ao InfoMoney, durante o Fórum de Lisboa. Ele ressaltou que o combate a esse tipo de prática exige mais do que ação policial. “Há uma necessidade não só do trabalho policial, mas do trabalho regulatório, o trabalho em conjunto com as instituições financeiras, com as agências que atuam nesse segmento, para que a gente consiga ter, em conjunto, o enfrentamento a isso.”

Segundo o diretor, a Polícia Federal já coopera com instituições como a Febraban e vê potencial para estender essa integração a outros agentes do mercado. “Quem sabe avançamos também para as corretoras de cripto, para outras modalidades de negócio, pra que a gente tenha uma integração maior do setor privado com o setor público.”

Rodrigues também destacou que a PF vem se estruturando para lidar com o aumento dos crimes cibernéticos. “Nós criamos uma Diretoria de Crimes Cibernéticos exatamente com essa perspectiva do crescimento dessa modalidade delituosa, e temos hoje uma equipe técnica, equipamentos, trabalhando sobre esse caso e sobretudo com uma grande interação com outras agências e inclusive do setor privado.”

A Polícia Federal investiga um ataque que, segundo informações do G1, envolveu o uso de credenciais de clientes para realizar transferências fraudulentas. Um suspeito foi preso em São Paulo, e as autoridades apuram o possível desvio de recursos convertidos para carteiras digitais no exterior.

Apesar da complexidade da investigação, o diretor demonstra otimismo: “A Polícia Federal tem um dado estatístico: nós conseguimos encontrar solução para 86% das nossas investigações. Então eu espero que essa seja uma que aumente essa estatística.”

The post Chefe da PF defende articulação ampla contra lavagem via criptos em ataque hacker appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Paulo Barros

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo