Últimas Notícias

Chinesa Ecarx negocia com Volkswagen desenvolvimento de carros inteligentes para Europa e EUA

A Volkswagen está em negociações com o desenvolvedor do sistema de cockpit digital Ecarx. A possível parceria tem como objetivo colocar as tecnologias da firma chinesa em carros que a companhia alemã vende em mercados, como Europa e Estados Unidos, disse o CEO da Ecarx.

A Volkswagen já tem um acordo com a firma, que é apoiada pelo presidente da multinacional chinesa Geely, Eric Li, para fabricar carros inteligentes no Brasil e na Índia com o sistema de painel de controle digital Antora 1000 da Ecarx. O sistema apresenta chip e software proprietários e oferece serviços como reconhecimento de voz e mapas de navegação.

As duas firmas agora buscam estender a parceria para incluir os carros da marca Skoda da VW vendidos na Europa, disse o CEO da Ecarx, Shen Ziyu, à Reuters.

Questionado se os produtos da Ecarx foram entregues nos EUA, Shen disse que houve discussões.

“Sob o acordo atual da VW, eles não têm esse escopo atualmente. Mas já discutimos isso e estamos discutindo como entrar nos EUA, isso está em discussão”, disse Shen, acrescentando que os produtos da Ecarx entraram nos EUA em carros Volvo e Lotus. Ambas as marcas são de propriedade da Geely.

A Ecarx continuou dizendo na sexta-feira que Shen estava se referindo às discussões internas de viabilidade técnica da firma em mercados globais, e não à parceria com a Volkswagen.

A Skoda não quis comentar. Um porta-voz da Volkswagen AG disse que a cooperação da firma com a Ecarx estava focada exclusivamente na entrega de um sistema de infoentretenimento para seus veículos com motor de combustão interna no Brasil e na Índia, sem nenhum outro escopo técnico.

O plano ressalta os esforços crescentes das montadoras ocidentais para aproveitar tecnologias chinesas de direção inteligente para manter sua participação no mercado global, após as vendas caírem drasticamente na China nos últimos anos.

Quase todas as marcas de automóveis tradicionais agora precisam competir com os fabricantes chineses de veículos elétricos, que revolucionaram a indústria automobilística com carros elegantes e ricos em software.

A fabricante alemã de automóveis de luxo Mercedes-Benz planeja desenvolver carros inteligentes para mercados globais equipados com sensores da firma chinesa Hesai, informou a Reuters na terça-feira.

Shen disse que levou mais de um ano para a Volkswagen decidir sobre o fornecedor de tecnologia inteligente entre outros 13 candidatos, que incluíam marcas sul-coreanas como LG e Samsung, além da rival chinesa Desay SV.

(Reportagem de Zhang Yan, Brenda Goh)

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Reuters

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo