Como a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros de Trump pode afetar o seu bolso? Entenda
Na última quarta-feira (9), Donald Trump impôs tarifas comerciais contra o Brasil. O valor das sanções é de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Especialistas apontam que isso demonstra o fechamento de um mercado já consolidado entre os dois países.
As sanções entram em vigor a partir do dia 1º de agosto e devem afetar, principalmente, setores estratégicos da indústria e o preço dos alimentos, com a diminuição da entrada de dólares no país. Saiba como as novas tarifas podem afetar os brasileiros abaixo.
“Do total das exportações do Brasil, cerca de 15% vão para os Estados Unidos”, explica o professor e pesquisador do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Roberto Goulart Menezes, em entrevista à Agência Brasil.
Publicidade
Conforme o E-Investidor, Gabriel Redivo, sócio e diretor de gestão da Aware Investments, afirmou que as firmas voltadas à exportação, especialmente as do ramo de frigoríficos, tendem a ser as mais impactadas pelas novas medidas. Negócios com custos atrelados ao dólar ou diretamente ligados à moeda norte-americana também podem enfrentar desvalorização.
Na avaliação do professor doutor do Programa de Pós-graduação em Economia da PUC-SP e conselheiro e ex-presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, o aumento de tarifas proposto por Trump tende a afetar não apenas a economia brasileira e de outros países, mas também traz consequências negativas para os próprios Estados Unidos. Isso porque encarece os custos de produção, reduz a competitividade das firmas americanas e pode, inclusive, abrir caminho para uma possível recessão.
Quais produtores serão afetados?
Segundo projeções dos especialistas, as firmas mais afetadas são a Embraer e a Petrobras. No setor de agronegócio, produtos como açúcar, café, suco de laranja e carne também serão afetados pelas tarifas comerciais.
É difícil prever com exatidão os impactos das tarifas comerciais para os brasileiros. Mas, é possível que esses produtos tenham uma redução no preço a curto prazo. Se a situação se manter, pode chegar com tudo no mercado depois.
Por que as tarifas comerciais?
Donald Trump enviou uma carta para o presidente Lula declarando as sanções. De acordo com o documento, o presidente dos Estados Unidos acusa o Brasil de “manter uma relação comercial injusta”. Na balança comercial, acontecem mais exportações do que importações entre os dois países, e os Estados Unidos mantêm superávit de US$ 200 milhões.
O Brasil não é o único afetado pelas sanções de Trump. Países como Canadá, México, Coreia do Sul e Japão, aliados históricos dos Estados Unidos, também receberam novas tarifas comerciais. Ainda assim, as tarifas comerciais do Brasil estão, em média, 25% maiores do que as aplicadas em outros locais.
Publicidade
Colaborou: Vitória Prates.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos