Como aumentar a restituição do Imposto de Renda?

O calendário de restituição prevê o pagamento de cinco lotes. (Foto: Getty Images/Criação: LIVE The Agency)
Como aumentar a restituição do Imposto de Renda? O principal caminho é utilizar as despesas dedutíveis, que são os valores que podem ser legalmente utilizados para reduzir os rendimentos. Desse modo, a base de cálculo do imposto fica menor. Consequentemente, o contribuinte paga menos e consegue uma restituição maior. Mas, na prática, como fazer isso? É o que vamos ver logo abaixo.
A restituição do Imposto de Renda é a devolução do imposto que o contribuinte pagou a mais durante o ano fiscal.
“A restituição ocorre quando o contribuinte, ao longo do ano, tiver pago mais Imposto de Renda que o devido”, resume Carlos Cláudio Figueira de Melo, sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados.
Desse modo, quando o contribuinte paga mais impostos do que deveria, seja por meio de descontos na fonte ou pagamentos mensais, ele tem direito a receber de volta esse excesso do que pagou.
A restituição funciona, assim, como uma espécie de compensação.
Mas antes disso, descubra como saber se você tem direito à restituição do Imposto de Renda.
Como aumentar a restituição do Imposto de Renda?
A principal maneira de aumentar a restituição do Imposto de Renda é usar as despesas dedutíveis previstas em lei.
São elas: despesas com dependentes, saúde, educação, previdência, pensão alimentícia e livro-caixa. Além disso, existem deduções incentivadas que podem reduzir diretamente o valor do imposto devido. Como, por exemplo, doações para fundos da criança e adolescente ou idoso.
O primeiro cuidado é escolher o modelo correto para entregar a declaração.
O modelo completo, também chamado de deduções legais, permite que o contribuinte deduza da sua base de cálculo diversas despesas que teve ao longo do ano consigo mesmo e também com seus dependentes, se houver. Esses gastos, porém, precisam ter comprovação.
Quanto mais deduções legais, menor a base de cálculo do imposto e maior a restituição.
Para quem tem poucas deduções legais, a chance de ter uma restituição maior é optar pelo modelo simplificado.
Este modelo garante uma dedução automática, sem necessidade de comprovação, de 20% do valor do imposto a ser pago. No entanto, este valor está limitado a R$ 16.774,34.
As despesas dedutíveis são a principal maneira de obter uma restituição maior. Note que algumas despesas não têm limite de dedução, como as despesas médicas e pagamentos de pensão alimentícia ou contribuição oficial. As despesas podem ser do titular da declaração e também dos seus dependentes.
Despesas médicas
A Receita Federal permite a dedução integral, sem limites, de todos os gastos com médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, hospitais ou plano de saúde.
Despesas com educação
Também são dedutíveis os gastos com educação infantil, ens