Como proteger seu dinheiro com esses 5 investimentos atrelados à inflação
O cenário econômico brasileiro é frequentemente impactado pelas mudanças na inflação, afetando o poder de compra da população. Para proteger o seu dinheiro e garantir que os valores investidos tenham rendimentos constantes, muitos investidores recorrem a ativos e opções de investimentos atrelados ao índice IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
A projeção oficial do C6 Bank, de acordo com Larissa Frias, prevê uma pressão sobre o IPCA nos próximos dois anos. Isso pode beneficiar os investimentos que acompanham esses índices de inflação no Brasil.
Investimentos atrelados a inflação são aqueles que têm seu rendimento ajustado conforme a variação da inflação medida pelo índice IPCA. Ao investir nesses produtos, o retorno acompanha a alta dos preços.
Quais os benefícios dos investimentos atrelados ao IPCA
Larissa lembra que esse investimentos têm, geralmente, uma rentabilidade híbrida, ou seja, parte da rentabilidade é prefixada e outra, atrelada ao IPCA – trazendo assim dois benefícios principais para os investidores:
- Acompanhamento do IPCA: Como esses investimentos são ajustados pela inflação, eles garantem que o poder de compra do consumidor seja mantido, mesmo em momentos de aumento de generalizado dos preços.
- Ganho real: Com a parte prefixada, esses investimentos oferecem o chamado “ganho real”, ou seja, um retorno acima da inflação.
Quais os ativos de renda fixa que oferecem esse tipo de rentabilidade?
- CDBs (Certificado de Depósito Bancário): É um investimento de renda fixa que oferece essa característica prefixada + IPCA.
- LCIs/LCAs (Letra de Crédito Imobiliário e do Agronegócio): São investimentos emitidos pelo banco e isentos de Imposto de Renda, também oferecendo essa rentabilidade atrelada ao IPCA.
- Tesouro IPCA+: Esses títulos são públicos e emitidos pelo governo brasileiro, em que o rendimento é composto pela variação da inflação e uma taxa de juros fixa.
- CRIs/CRAs (Certificados Recebíveis de Imobiliários e do Agronegócio): São títulos privados e podem oferecer proteção contra a inflação se forem atrelados ao IPCA.
- Debêntures: São títulos de dívidas emitidos por firmas, nos quais o investidor empresta dinheiro para uma firma em troca de uma rentabilidade. Algumas podem ser atreladas a inflação, significando que eu rendimento vai acompanhar a variação do IPCA.
Publicidade
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Gabriela Raposo