Confiança dos brasileiros em instituições despenca e Congresso lidera rejeição


A confiança da população brasileira nas instituições democráticas tem diminuído de forma significativa nos últimos anos e o Congresso Nacional lidera essa queda.
De acordo com levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta segunda-feira (8), o índice de confiança no trabalho dos parlamentares caiu de 54% no fim de 2022 para 45% em 2025. Já a desconfiança supera os 52%, mostrando um cenário de desgaste ainda mais acentuado em comparação ao Executivo e ao Judiciário.
A Presidência da República, por sua vez, perdeu oito pontos no mesmo período, passando de 62% para 54% de aprovação. Já o Supremo Tribunal Federal (STF) viu sua confiabilidade cair de 56% para 50%.
Apesar do desgaste nos três Poderes, o maior abalo recai sobre o Legislativo, que enfrenta críticas crescentes sobre sua atuação e falta de transparência.

AtlasIntel: Tebet e Haddad lideram corrida ao Senado por SP; Eduardo Bolsonaro é 3º
Pesquisa AtlasIntel mostra ministros de Lula à frente na disputa por duas vagas no Senado, com bolsonaristas correndo por fora

Após Motta ser cobrado por anistia, oposição tenta fazer Câmara definir relator
Líder do PL vai apresentar sugestões ao presidente da Casa e quer definição até o fim da semana
Em julho, outro levantamento da Quaest já havia mostrado que 51% dos eleitores reprovam o trabalho dos deputados e senadores. Entre os entrevistados, 72% disseram não saber como funcionam os repasses por emendas parlamentares, principal instrumento de articulação política no Congresso.
A proposta de anistia a envolvidos nos atos do 8 de Janeiro — tema que tem gerado embates recentes entre governistas e oposição — também enfrenta resistência popular: 55% da população é contra a medida, segundo pesquisa do Datafolha divulgada no mês passado.
Fé e força ganham confiança
Na contramão do enfraquecimento das instituições democráticas, cresceu a confiança em entidades associadas à segurança e à religiosidade. Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, são as instituições que transmitem “ordem, propósito e estrutura” as que mais geram sensação de estabilidade num ambiente de incerteza e baixa entrega estatal.
Entre as mais bem avaliadas estão:
• Igreja Católica: 73% de confiança
• Polícia Militar: 71%
• Forças Armadas: 70%
• Igrejas evangélicas: 65%
“As instituições de fé e força seguem mais bem avaliadas que as democráticas. Vivemos uma crise marcada por um gap de expectativas: espera-se que o Estado entregue serviços, representatividade e estabilidade, mas há um déficit de resultados”, afirma Nunes.
A pesquisa ouviu 12.150 pessoas com 16 anos ou mais entre 13 e 17 de agosto, com margem de erro de 1 a 2 pontos percentuais, e nível de confiança de 95%.
The post Confiança dos brasileiros em instituições despenca e Congresso lidera rejeição appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Marina Verenicz