Conselho da Tesla inicia busca por CEO para substituir Elon Musk, diz WSJ

O conselho da Tesla está em busca de um novo presidente executivo para assumir o posto de seu fundador, Elon Musk, afirmou o jornal norte-americano Wall Street Journal na noite desta quarta-feira (30).
Segundo a publicação, os membros do conselho entraram em contato com diversas firmas de recrutamento para trabalhar em um processo formal de sucessão na Tesla.
O WSJ atribuiu a informação a fontes familiarizadas com as discussões.
Nem a Tesla, nem Musk se pronunciaram sobre a notícia até o momento.
A notícia vem em meio a um momento turbulento na firma. No dia 22 de abril, a firma divulgou seus resultados referentes ao primeiro trimestre deste ano. A montadora relatou uma queda de 9% na receita, com a receita de automóveis recuando 20%. O lucro ajustado caiu 39%. Essas perdas foram maiores do que o previsto. Seu lucro líquido, a definição mais rigorosa de sua lucratividade, caiu 71% em relação ao ano anterior.
Além disso, no começo do mês, a Tesla já havia alertado que estava passando pela maior queda nas vendas de sua história, entregando 50.000 veículos a menos em comparação com os primeiros três meses do ano passado.
A queda no desempenho da montadora veio seguido da atuação de Musk na política dos Estados Unidos e do mundo.
Desde a campanha presidencial de Donald Trump, o bilionário se mobilizou como um de seus principais cabos eleitorais, subindo ao seu lado em palanques e gastando mais de US$ 250 milhões para impulsionar sua campanha.

Com o retorno do republicano à Casa Branca, Musk foi trazido para dentro do Estado para chefiar um órgão com o objetivo de reduzí-lo: o Departamento de Eficiência Governamental (Doge).
À frente da pasta, o bilionário ficou responsável por cortar uma série de gastos do governo norte-americano, inclusive por meio da demissão de servidores públicos.
A atuação do Doge teria gerado um racha na administração Trump, com alguns de seus secretários supostamente pressionando por sua saída do governo. Musk também havia se colocado contra a política tarifária do republicano e sua equipe comercial. A Casa Branca e o próprio Trump, porém, sempre negaram a possibilidade de tensão interna.
Nos primeiros 100 dias de Trump como 47º presidente dos EUA, as ações da Tesla amargaram 33%. A queda foi atribuída tanto às ações políticas de Musk como à crescente concorrência por parte de montadoras chinesas.
Ademais, Musk também demonstrou apoio e discursou em comício do Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de ultradireita do país europeu.

Em atualização
Este conteúdo foi originalmente publicado em Conselho da Tesla inicia busca por CEO para substituir Elon Musk, diz WSJ no site CNN Brasil.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: joaonakamura