Consignado para CLT: veja passo a passo de como simular o empréstimo

Trabalhadores interessados no empréstimo consignado para CLT podem simular o crédito no aplicativo da Carteira Digital de Trabalho (CTPS Digital).
Os trabalhadores interessados na simulação devem autorizar o acesso dos bancos a informações como nome, CPF, margem salarial disponível para consignação e tempo de firma, conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
As instituições financeiras enviam propostas em até 24 horas. Em seguida, é possível analisar e escolher a opção mais vantajosa. A contratação ocorre diretamente no canal do banco selecionado.
Em operação desde a sexta-feira (21), o novo consignado para trabalhadores CLT atingiu mais de R$ 50 bilhões em solicitações de crédito na última segunda-feira (24).
Passo a passo para simular o empréstimo consignado para CLT
- Instale o aplicativo CTPS Digital e acesse com a conta Gov.br;
- No menu lateral, selecione a aba “Empréstimos” ou clique no banner “Crédito do Trabalhador”;
- Escolha a opção “Faça uma simulação”;
- Informe o valor desejado e a quantidade de parcelas. No canto superior esquerdo, será exibido o limite da parcela que pode ser contratada;
- Verifique os detalhes da simulação, incluindo valor, quantidade de parcelas, total a ser pago e taxa de juros média do consignado;
- Caso decida prosseguir, autorize o compartilhamento dos dados com as instituições financeiras para receber propostas em até 24 horas e avaliar as opções disponíveis.
A Caixa Econômica Federal oferece o novo empréstimo para CLT, trabalhadores sobre o regime de Consolidação das Leis Trabalhistas. O consignado possui taxas entre 1,60% e 3,17%, de acordo com a análise de crédito do trabalhador, segundo informações da Caixa.
A partir de 25 de abril, os trabalhadores terão a opção de contratar o crédito diretamente com a instituição financeira. Porém, o governo federal destaca que, por meio da CTPS Digital, é possível receber propostas de diversos bancos, possibilitando a comparação entre as ofertas disponíveis.
Quem pode solicitar o novo empréstimo para CLT?
Trabalhadores com carteira assinada, inclusive trabalhadores rurais e domésticos, além de Microempreendedores Individuais (MEIs), terão acesso à linha de crédito. O trabalhador terá uma margem consignável de até 35% do salário.
Passo a passo para liberar o “Crédito do Trabalhador”:
- Acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital);
- Solicite a proposta de crédito;
- Autorize que os bancos tenham acesso aos dados;
- As propostas serão enviadas em até 24h;
- Analise a melhor oferta;
- Faça a contratação por meio do banco.
Como os pagamentos serão feitos?
Mensalmente, as parcelas serão descontadas na folha de pagamento do trabalhador, por meio do eSocial. Após a contratação, o trabalhador poderá acompanhar mês a mês as atualizações do pagamento.
E se houver demissão?
No caso de desligamento, o valor devido será descontado das verbas rescisórias, observado o limite legal de 10% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e 100% da multa rescisória.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Consignado para CLT: veja passo a passo de como simular o empréstimo no site CNN Brasil.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: matheusoliveira