Corrida pela IA gera gastos exagerados, avalia investidor
O gestor de hedge funds David Einhorn alertou que o volume de gastos em inteligência artificial pode destruir enormes quantias de capital, mesmo que a tecnologia em si se mostre transformadora.
O fundador da Greenlight Capital afirmou que a expansão liderada por firmas como a Apple, Meta e OpenAI é tão extrema que os retornos são incertos.
Embora ele espere que a IA acabe superando as previsões otimistas atuais, ele questionou se “gastar um trilhão de dólares por ano ou 500 bilhões por ano” trará bons resultados para as firmas que fazem esses investimentos.
Investimentos em inteligência artificial
“Os números que estão sendo divulgados são tão altos que é difícil de entendê-los”, disse Einhorn. “Há uma chance razoável de que ocorra uma tremenda destruição de capital durante este ciclo.”
Sam Altman, da OpenAI, disse que quer gastar “trilhões” em infraestrutura em “futuro não muito distante”, enquanto Mark Zuckerberg, da Meta, também falou sobre investimentos de centenas de bilhões de dólares em data centers.
Em fevereiro, a Apple informou que planeja gastar US$ 500 bilhões no mercado interno nos próximos quatro anos.
Einhorn traçou uma linha clara entre a importância a longo prazo da IA e a economia imediata de financiá-la. Ele disse que muitos projetos serão desenvolvidos, mas os investidores podem não ver os retornos que antecipam.
Em um painel de discussão na bolsa de Nova York, organizado pela Simplify Asset Management na noite de quinta-feira, Einhorn ampliou sua crítica para além dos gastos com IA. Ele apontou o fraco crescimento do emprego e a estagnação da produtividade como sinais de que uma recessão pode estar se aproximando.
“Estou um pouco mais inclinado para a visão de que estamos caminhando ou já estamos em uma recessão”, disse. “Os empregos não estão crescendo, a semana de trabalho está diminuindo e a produtividade não é tão boa assim.”
Ele também reiterou sua antiga alegação de que os mercados estão fundamentalmente quebrados, uma condição que, argumenta, corroeu o próprio processo de investimento.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Bloomberg