Últimas Notícias

CPF na nota fiscal: realmente existe algum benefício em incluir nas compras?

Você já deve ter ouvido a pergunta: “Vai querer CPF na nota?” — e talvez tenha respondido sem pensar muito. Mas afinal, incluir o CPF nas compras realmente traz alguma vantagem? A resposta é sim, e os benefícios vão além do que muita gente imagina.

Criado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Nota Fiscal Paulista foi pensado para incentivar a cidadania fiscal e combater a sonegação. Para o consumidor, a grande vantagem está no bolso: é possível recuperar parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pago em cada compra.

Benefícios do CPF na nota

Ao informar o CPF na nota, o consumidor pode receber até 30% do ICMS recolhido pelo estabelecimento, proporcionalmente ao valor da compra. Além disso, os créditos acumulados podem ser transferidos para a conta bancária ou usados para abatimento no IPVA, o que ajuda especialmente quem é proprietário de veículos.

Outro atrativo do programa é a participação em sorteios mensais de prêmios em dinheiro. Para cada R$ 100 em compras registradas com CPF, o consumidor ganha um bilhete eletrônico. Esses bilhetes são usados para concorrer a prêmios que podem chegar a R$ 1 milhão.

Como ter direito aos benefícios do CPF na nota?

Para ter direito aos benefícios, os consumidores devem se cadastrar no site oficial. No estado de São Paulo, o cadastro deve ser feita no site “Nota Fiscal Paulista”, para isso basta acessar o site oficial, clicar em “Cadastre-se” e preencher seus dados pessoais (nome, CPF, endereço). A partir daí, sempre que fizer uma compra, é só informar seu CPF no ato do pagamento.

Dicas para aproveitar ao máximo os benefícios do CPF na nota

  • Guarde suas notas fiscais, mesmo as de valores pequenos;
  • Acompanhe seu saldo no site oficial e planeje o uso dos créditos;
  • Participe dos sorteios mensais, ativando a opção no seu cadastro.

Mas, afinal, vale a pena colocar CPF na nota?

Sim. Além de economizar, concorrer a prêmios, com o simples gesto de incluir o CPF na nota, contribui para uma economia mais transparente.

Publicidade

Colaborou: Renata Duque.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Jéssica Anjos

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo