Últimas Notícias

De olho na IA: como millennials e Gen Z usam tecnologia para decidir investimentos

Já não são mais os pais que os jovens americanos procuram para ajudar a configurar o 401(k) (plano de aposentadoria patrocinado pelo empregador, popular nos Estados Unidos), entender o contracheque ou receber conselhos de investimento — isso porque a IA se tornou o novo “amigo monetário”.

Embora a IA já tenha assumido papéis que vão de “coach” de término de relacionamento a especialista em saúde, ferramentas como o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google, agora estão orientando as novas gerações a enfrentar seus problemas monetários — desde dívidas de cartão de crédito até a escolha de ações e ETFs.

Na verdade, dois terços dos adultos que usaram IA para conselhos monetários afirmam que seguiram as orientações — e 80% desses dizem que isso ajudou suas finanças, segundo uma pesquisa com mais de 1.000 pessoas feita pela Intuit Credit Karma.

Publicidade

Mas há um porém: está longe de ser infalível. Mais da metade dos entrevistados que usaram IA para conselhos monetários tomou uma “má decisão ou cometeu um erro monetário” com base no que a ferramenta recomendou.

Sem surpresa, aqueles em pontos cruciais da sua jornada de alfabetização financeira são os que mais recorrem à IA, com cerca de 82% da Geração Z e dos millennials usando-a para orientação financeira.

Eles têm recorrido à IA para orientações em uma ampla gama de tópicos, desde finanças pessoais básicas e educação financeira até questões mais complexas, como declaração de impostos e investimentos. As áreas mais comuns de interesse incluem: definição de metas e planos de ação (35%), orçamento e gestão de despesas (34%), otimização da poupança (33%) e investimento em ações (32%).

A IA também os poupa do constrangimento de não saber todo o jargão monetário. Três em cada quatro usuários dizem que a ferramenta lhes permite fazer perguntas financeiras que teriam vergonha de fazer a outras pessoas.

Publicidade

Pessoas estão recorrendo ao ChatGPT para cenários mais extremos, como “ficar milionário” — mas não sem risco.

Usar a IA para orçamento e planos de investimento pode ser um uso modesto da ferramenta. Alguns estão indo além, pedindo ao ChatGPT que ensine como se tornar milionário.

No TikTok, uma criadora chegou a apelidar isso de “desafio do milionário em 90 dias”, orientando seus seguidores a usar os conselhos que o ChatGPT gerou para ela como um caminho para a liberdade financeira.

“Perguntei ao ChatGPT como ficar milionária em 90 dias. Ele me deu o plano, e agora eu passo para VOCÊS. Este é o Desafio do Milionário em 90 Dias. Não é motivação. Não é papo vazio. É estratégia real, passo a passo, dia após dia. Todos os dias, vou postar um vídeo mostrando como:

  • Criar seu produto, marca ou negócio milionário
  • Gerar renda diária com ações práticas
  • Mudar sua mentalidade, mensagem e dinheiro
  • Transformar propósito em lucro, do jeito de Deus

Você não precisa de mais tempo. Precisa de uma decisão. Comente “Estou dentro” se estiver pronto. Me siga para não perder um dia sequer. Marque um amigo que precisa entrar nisso. Não estamos apenas assistindo — estamos construindo.

Publicidade

#90DayMillionaireChallenge #FaithAndFinance #PurposeToProfit #DigitalWealth #MillionaireMindset #kingdombuildersmovement #KingdomWealth #Prayer #FinancialFreedom #christiantiktok #christiancommunity #christian #spiritualtiktok #preachersoftiktok

Separadamente, outro relatório do GoBankingRates pediu ao ChatGPT um plano sobre como se tornar milionário com um salário de US$ 60 mil.

“Ficar milionário com um salário de US$ 60 mil é absolutamente possível, mas requer disciplina, tempo e decisões financeiras inteligentes”, respondeu o ChatGPT. O relatório detalhou como seria possível “realisticamente” construir uma vida milionária, incluindo maximizar a poupança, aumentar a renda e mais.

Esta história foi originalmente apresentada em Fortune.com e foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Publicidade

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: E-Investidor

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo