Decisão da Aneel alivia custos na conta de luz de março; entenda
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária verde será mantida no mês de março, garantindo que os consumidores não tenham custos adicionais em suas contas de luz. A decisão reflete o cenário positivo da geração energética no Brasil, segundo avaliação da agência reguladora.
Conforme a Agência Brasil, a sinalização verde vigora desde dezembro de 2024 e se mantém devido às condições climáticas favoráveis.
Com o período de chuvas, os reservatórios das hidrelétricas registraram uma melhora, permitindo que a produção de energia elétrica ocorra de forma mais eficiente e a necessidade de acionar termelétricas, que possuem custos mais elevados, seja reduzida.
Como funcionam as bandeiras tarifárias?
Implementado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo sinalizar as variações nos custos da geração de energia elétrica.
Publicidade
O mecanismo é dividido em diferentes classificações que indicam os valores para o Sistema Interligado Nacional produzir a eletricidade consumida por residências, comércios e indústrias.
Quando a bandeira verde está em vigor, não há cobrança adicional na conta de luz. Já nos casos em que as bandeiras amarela ou vermelha são acionadas, ocorre um acréscimo na tarifa conforme o consumo de cada 100 quilowatts-hora (kWh).
Colaborou: Gabrielly Bento.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos