Últimas Notícias

Declaração do Imposto de Renda 2025 não aparece para você? Veja como resolver

O prazo de envio do Imposto de Renda 2025 começou nesta segunda-feira (17) e termina no dia 30 de maio. Contribuintes, no entanto, têm compartilhado na internet algumas dificuldades para realizar a declaração. Um dos problemas relatados é o fato de o documento não estar disponível para preenchimento na versão on-line.

No X (antigo Twitter), usuários afirmam que não estão conseguindo encontrar a opção correta para realizar a declaração do IR. Ao acessarem o site da Receita Federal, encontram apenas os documentos dos anos anteriores e, ao clicarem no ícone associado a 2025, recebem apenas a seguinte mensagem: “Não consta entrega de declaração para este ano.”

Publicidade

No Google Trends, plataforma que monitora as tendências de buscas do Google, também é possível notar um crescimento das pesquisas por frases como “não estou conseguindo fazer minha declaração de Imposto de Renda”.

Os contribuintes, no entanto, não precisam se assustar. Há um motivo para a opção ainda não estar disponível: a ferramenta Meu Imposto de Renda, que permite o preenchimento da declaração on-line, será liberada apenas em 1º de abril. Até lá, se quiserem completar o documento, os cidadãos deverão usar o Programa Gerador da Declaração (PGD).

Contribuintes ainda não podem realizar declaração do IR de forma on-line. Foto: Reprodução/Receita Federal

Dessa forma, ao entrar no site da Receita e tentar realizar a declaração, a seguinte mensagem será exibida agora: “Opção não disponível para o contribuinte”. A partir de 1º de abril, porém, a versão estará no ar.

Novidades do Meu Imposto de Renda

Além do tempo maior para ser liberada, a plataforma que permite o preenchimento da declaração de forma on-line também passará por mudanças em 2025. Quem acessar a ferramenta verá a declaração pré-preenchida de forma automática. O mecanismo seguirá um conceito de revisão: ou seja, todas as informações presentes que foram apresentadas por terceiros deverão ser confirmadas pelo contribuinte.

Outra novidade: a informação dos rendimentos na plataforma será pela natureza, não pelo modo de tributação. Dessa forma, o contribuinte não precisará saber mais a forma que o imposto é cobrado sobre cada item.

Também terá uma pasta de “Pessoas”, em que será possível sinalizar quais são os cidadãos que fazem parte da declaração, como dependentes, alimentandos, inventariantes ou procuradores.

Publicidade

Para os bens cuja atualização do valor dependa de uma justificativa, mais uma mudança: a Receita vai bloquear a modificação no valor e só irá liberá-la caso o contribuinte indique o motivo da atualização.

A plataforma reformulada poderá ser acessada, a partir de 1º de abril, na página da Receita, no portal e-CAC ( Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal) ou no aplicativo Receita Federal. Apenas usuários com conta gov.br de nível ouro ou prata poderão entrar no sistema.

Como baixar o programa do Imposto de Renda 2025?

Quem deseja enviar o IR com antecedência deve usar o PGD, que foi liberado na última quinta-feira (13). O programa pode ser baixado neste link. Basta ir em Programa IRPF 2025 e clicar em “Baixar programa”. O contribuinte precisa escolher a versão compatível ao sistema operacional do seu computador (Windows, MacOS ou Linux).

Quando a instalação for concluída, o programa do Imposto de Renda 2025 estará disponível na área de trabalho ou na barra de aplicativos do seu sistema.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Beatriz Rocha

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo