Últimas Notícias

Discutir corte de tributação seria “fantasia”, diz secretário de Haddad

O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, disse nesta terça-feira (25) que eventual discussão sobre corte de tributação sobre firmas no Brasil significaria “cair no mundo de fantasia”, argumentando que embora a alíquota nominal vigente no país seja alta, os pagamentos efetivos são mais baixos do que em países desenvolvidos.

Pinto defendeu a proposta de reforma de IR do governo, que não altera a tributação nominal de 34% de IR e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) de firmas, buscando compensar a maior isenção a pessoas físicas com uma taxação de remessas de dividendos ao exterior e uma cobrança mínima sobre pessoas mais ricas.

“Não adianta a gente querer discutir reduzir a alíquota de pessoa jurídica no Brasil porque a gente vai cair no mundo de fantasia”, disse o secretário em evento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

“Quando a gente vai olhar a realidade do que pagam as firmas, é muito diferente, a alíquota efetiva brasileira está abaixo dos países desenvolvidos”, afirmou.

De acordo com o secretário, as alíquotas efetivas no Brasil ficam em cerca de 22% para firmas que recolhem tributos no sistema do lucro real, 11% para companhias no regime de lucro presumido e 6% para optantes do Simples.

No encontro, Pinto voltou a afirmar que a proposta de reter 10% dos dividendos remetidos ao exterior não deve desestimular o investimento estrangeiro no país, citando que a bolsa de valores brasileira não reagiu negativamente ao projeto apresentado pelo governo.

Maioria dos empreendedores teme cenário econômico em 2025

Este conteúdo foi originalmente publicado em Discutir corte de tributação seria “fantasia”, diz secretário de Haddad no site CNN Brasil.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: vanessaloiola

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo