Últimas Notícias

Dólar abre em alta com ameaças dos EUA contra Moraes e Lula liderando pesquisas eleitorais

O dólar hoje opera em alta nesta terça-feira (9) após o subsecretário da Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, afirmar que o governo Trump continuará “tomando as medidas adequadas” contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O juiz vota hoje no julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro pelo crime de tentativa de golpe de Estado. Ainda no cenário político, pesquisas mostram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera contra todos os adversários nas eleições presidenciais de 2026. Por volta das 9h, o dólar subia 0,16%, a R$ 5,426.

Em post no X, antigo Twitter, Darren Beattie lembrou o dia da independência do Brasil e reforçou seu suposto compromisso em apoiar o brasileiro. “Para o ministro Alexandre de Moraes e os indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado essas liberdades fundamentais, continuaremos a tomar as medidas adequadas”, pontuou.

Publicidade

Em 30 de julho, Moraes foi adicionado à Lista de Cidadãos Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas (SDN list), criada como parte da Lei Global Magnitsky de Responsabilidade de Direitos Humanos. A Lei Magnitsky é um dispositivo da legislação americana que permite que os EUA imponham sanções econômicas a acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos.

A declaração ocorre após manifestações em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no 7 de setembro. Já o governo brasileiro reitera a necessidade de respeito à soberania do Brasil e que a justiça no país é autônoma, por isso, o executivo não vai interferir politicamente nas decisões do judiciário.

Lula lidera disputa eleitoral de 2026, fator que impacta o dólar hoje

Além disso, a pesquisa de intenção de votos divulgada na noite desta segunda-feira pela CNT/MDA mostra que o presidente Lula derrotaria seus oponentes em seis cenários testados para o 2° turno das eleições presidenciais de 2026. O nome do petista foi testado contra Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ciro Gomes (PDT), Ronaldo Caiado (União Brasil), Ratinho Jr. (PSD) e Romeu Zema (Novo).

A maior vantagem do petista é contra Jair Bolsonaro. A menor é contra Ciro Gomes. É a primeira vez que Lula aparece na dianteira à frente de Bolsonaro nesta pesquisa. Na de junho, o petista tinha 41%, contra 44% de Bolsonaro.

Eis os cenários:

Publicidade

Lula x Jair Bolsonaro
-Lula: 45,7%;
-Jair Bolsonaro: 37,7%;
-Branco/nulo: 14,5%;
-Indeciso: 2,1%.

Lula x Tarcísio de Freitas
-Lula: 43,9%;
-Tarcísio de Freitas: 37,6%;
-Branco/nulo: 14,8%;
-Indeciso: 3,7%.

Lula x Ciro Gomes
-Lula: 39,4%;
-Ciro Gomes: 36,0%;

-Branco/nulo: 20,0%
-Indeciso: 4,6%.

Publicidade

Lula x Ratinho Jr.
-Lula: 43,4%;
-Ratinho Jr.: 36,7%;
-Branco/nulo: 16,1%;
-Indeciso: 3,8%

Lula x Romeu Zema
-Lula: 45,0%;
-Romeu Zema: 30,7%;
-Branco/nulo: 19,2%;
-Indeciso: 5,1%.

Lula x Ronaldo Caiado
-Lula: 44,8%;
-Ronaldo Caiado: 30,4%;
-Branco/nulo: 20,2%;
-Indeciso: 4,6%.

Os resultados fazem parte da 165ª rodada da pesquisa de opinião divulgada pela Confederação Nacional do Transporte, em parceria com o Instituto MDA.

Publicidade

Foram feitas 2.002 entrevistas entre 3 a 6 de setembro, de forma presencial, em 140 municípios de todas as 27 unidades federativas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Agenda econômica segue vazia e traz poucos gatilhos para o dólar hoje

Mesmo que sejam somente ameaças, o julgamento e seus desdobramentos ganham destaque em um dia de agenda esvaziada, com o mercado aguardando dados da inflação brasileira e americana que devem sair, respectivamente, na quarta-feira (10) e quinta-feira (11).

Os investidores também aguardam a revisão anual do payroll. Na semana passada, o relatório de agosto veio bem abaixo do esperado. O dado elevou as apostas de cortes de juros no país até o final de 2025, mas também gerou preocupações sobre a desaceleração econômica.

Ontem o dólar fechou em queda de leve alta de 0,09%, a R$ 5,4173. Em mais um dia de agenda esvaziada com o mercado à espera dos dados da semana. Para mais informações sobre o dólar hoje, clique aqui.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Bruno Andrade

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo