Dow Jones x S&P 500 x Nasdaq: entenda as diferenças entre os principais índices de Wall Street
Existem diversos índices de mercado espalhados pelo mundo e que oscilam todos os dias. No Brasil, por exemplo, o mais conhecido é o Ibovespa, da B3. Já nos Estados Unidos, os principais são o Dow Jones, o S&P e o Nasdaq.
Monitorar os índices é fundamental no mercado monetário, uma vez que eles são indicadores que mostram a performance de um conjunto de ativos, como a cotação da ação de uma firma, de um título e até mesmo o valor de um metal precioso, como o ouro.
Além disso, eles podem ter diferentes metodologias e abranger diferentes setores ou mercados. Por isso, é importante entender as diferenças entre eles no momento de buscar determinadas informações.
Publicidade
Em Wall Street, os principais índices são o Índice Dow Jones Industrial Average, o Índice S&P 500 e o Índice Composto Nasdaq. Veja as principais características de cada um:
Dow Jones
O Dow Jones Industrial Average, que também conhecido como DJIA ou Dow, foi criado em 1896 e é utilizado para avaliar o desempenho geral do mercado de ações dos EUA, aponta a Forbes. O índice acompanha o movimento de 30 das chamadas “blue chips”, que são ações de grande peso nas bolsas de valores.
Entre as firmas mais conhecidas monitoradas neste índice, está a Apple Inc. (AAPL), Amazon Inc. (AMZN), Goldman Sachs Group, Inc. (GS) e a Microsoft Corp. (MSFT).
A Forbes ressalta que o Dow Jones é um índice ponderado pelo preço das ações, o que significa que os papéis de maior valor exercem mais influência em seu resultado.
Esse método de cálculo desconsidera a capitalização de mercado e, por isso, companhias com poucas ações, mas com preços elevados, acabam impactando mais o índice do que firmas que possuem grande volume de papéis cotados a valores menores.
S&P 500
O S&P 500 (Standard & Poor’s) também acompanha grandes firmas nos EUA e o seu diferencial está justamente na quantidade de companhias monitoradas, que são 500, aponta o site oficial do Nasdaq. Assim, ele oferece um escopo muito maior do mercado norte-americano aos investidores desde 1957, ano da sua fundação.
Publicidade
Diferente do Dow Jones, o S&P 500 leva em conta o valor de mercado das firmas. Isso significa que companhias com maior capitalização têm mais peso dentro do índice. Dessa forma, o desempenho das maiores firmas influencia mais o resultado final do S&P 500, enquanto no Dow Jones o impacto é determinado pelo preço individual das ações, mesmo que a firma não seja tão grande.
Por exemplo, se uma firma no Dow Jones tem ações de US$ 500 e outra de US$ 50, a primeira influência dez vezes mais o índice, mesmo que a segunda seja maior em valor de mercado.
Essa diferença na metodologia pode fazer com que o DJIA seja mais volátil no curto prazo, uma vez que pequenas quedas no preço das ações podem afetar mais o Dow quando envolvem firmas com ações caras.
Nasdaq (Nasdaq Composite e Nasdaq-100)
A Nasdaq (Nasdaq Stock Market) é a segunda maior bolsa de valores do mundo, atrás apenas da Bolsa de Nova York (NYSE). Para o seu monitoramento, existem índices como o Nasdaq Composite, que monitora quase todos os papéis negociados na bolsa em questão. Se o investidor estiver buscando uma gama mais detalhada do mercado, acompanhar o Nasdaq-100 pode ser uma boa opção para procurar cotações de ações, por exemplo.
Quando especialistas do mercado monetário mencionam o Nasdaq, na maioria das vezes estão se referindo ao Nasdaq Composite. Esse índice reúne mais de 3.000 companhias de diversos setores, como tecnologia, serviços monetários e investimentos.
Publicidade
Já o Nasdaq-100 é formado pelas 100 maiores firmas não financeiras listadas na Bolsa Nasdaq, reunindo algumas das corporações mais inovadoras, entre elas Apple (AAPL), Microsoft (MSFT) e Amazon (AMZN), conforme o portal Nasdaq. Com forte peso do setor de tecnologia, o índice contempla companhias de áreas como telecomunicações, hardware e software, mas exclui instituições financeiras ou focadas exclusivamente em investimentos.
Assim como o S&P 500, eles usam a metodologia ponderação por capitalização de mercado.
Saber as principais características dos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq é uma importante estratégia para aqueles que desejam investir em algum mercado ou apenas aprender sobre o assunto. Ao entender as funcionalidades de cada um, é possível concluir qual atende melhor aos seus objetivos e escolher, qual acompanhar.
Colaborou: Cecília Mayrink.
Publicidade
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos