“É real?!”: como o pregão da NYSE explodiu no momento em que Trump suspendeu tarifas


Os murmúrios começaram discretamente, mas logo explodiram em um alvoroço quando a notícia chegou — o presidente Donald Trump estava suspendendo a maior parte de suas tarifas e colocando sua guerra comercial global em pausa. Parcialmente.
“É real?!” disse Jonathan Corpina, sócio-gerente sênior da Meridian Equity Partners. “Eu não podia acreditar nos meus olhos. Tudo aconteceu tão rápido”.
Essa foi a reação no pregão da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) enquanto as ações disparavam 7% em questão de minutos na tarde de quarta-feira, quando começaram a circular notícias de que Trump estava suspendendo parcialmente as tarifas mais altas que atingiram dezenas de parceiros comerciais dos EUA logo após a meia-noite.
“Meu Deus!” disse Jay Woods, estrategista global-chefe da Freedom Capital Markets, que trabalha no piso da NYSE há 35 anos. “Foi um choque total e impressionante.”
O índice S&P 500 encerrou o dia com alta de 9,5%, seu maior ganho diário desde outubro de 2008. Wall Street praticamente implorava por esse alívio, que está programado para durar 90 dias.
Trump, no entanto, estava relutante em acalmar os traders ansiosos, mesmo enquanto o índice S&P 500 despencava após seu anúncio de tarifas em 2 de abril, caindo brevemente 20% em relação ao seu último pico na segunda e terça-feira. Mas na quarta-feira, enquanto as ações continuavam oscilando entre pequenos ganhos e perdas, chegou o momento de o governo agir. Trump colocou uma pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas mais altas cerca de 13 horas após os impostos sobre 56 nações e a União Europeia entrarem em vigor.
“O pregão explodiu,” disse Corpina. “Todos estavam gritando ‘O que é isso?’ ‘O que Bessent disse?’ ‘As tarifas foram suspensas?’ Começamos a gritar flashes uns para os outros tentando confirmar se era real.” Mas mesmo com a notícia, a apreensão permanece. As tarifas base de 10% anteriores continuam em vigor, e Trump está intensificando sua disputa comercial com a China.
“Crise evitada por enquanto, mas o que vem a seguir?” disse Woods. “Muitos danos foram causados no mercado de ações e temos um longo caminho para recuperar.”
Este é o mundo em que os profissionais do mercado estão vivendo. Apesar da esperança gerada pela decisão de Trump de recuar do precipício de uma calamidade comercial em grande escala, ainda há muita incerteza em torno de seus planos.
Em particular, o risco de uma guerra comercial direta entre EUA e China permanece, com a China impondo tarifas de 84% sobre importações dos EUA em resposta às tarifas de Trump sobre produtos chineses, que ele posteriormente aumentou para 125%.
“Estamos aliviados — por enquanto — mas já vimos isso antes,” disse Corpina, que também está no piso da NYSE há três décadas e testemunhou o estouro da bolha das firmas de tecnologia, a crise financeira global de 2008 e a pandemia de Covid-19. “Qualquer coisa pode mudar num instante com uma manchete ou tweet.”
Enquanto alguns clientes estavam comprando ações mais arriscadas no mercado, ele disse, outros ainda estavam investindo em ações defensivas e pagadoras de dividendos porque o ceticismo permanece.
© 2025 Bloomberg L.P.
The post “É real?!”: como o pregão da NYSE explodiu no momento em que Trump suspendeu tarifas appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Bloomberg