Últimas Notícias

Eleição de Trump nos EUA pode afetar pacote fiscal de Haddad no Brasil, diz analista

Eleição de Trump nos EUA pode afetar pacote fiscal de Haddad no Brasil, diz analista

No momento em que a equipe econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta construir acordo para um pacote de revisão de gastos que dê sustentabilidade ao arcabouço fiscal, a vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos pode minar a agenda fiscal brasileira. É o que avalia o cientista político Leonardo Barreto, sócio da consultoria Think Policy.

Para o especialista, o retorno de Donald Trump à Casa Branca com resultados contundentes nas urnas soma-se a um conjunto de “razões objetivas” que podem colocar Lula “na defensiva”. “O PT, que ainda quebra a cabeça para entender por que se saiu mal das eleições municipais, agora tem outra esfinge à sua frente“, diz.

LEIA TAMBÉM: Vitória de Trump nos EUA é péssima notícia para Lula e cria “embaraço”, diz analista

Em análise distribuída a clientes, Barreto chama atenção para o contexto que marcou a vitória republicana nestas eleições. Alguns dos elementos destacados por ele são uma suposta preferência midiática pela candidatura da democrata Kamala Harris, os problemas enfrentados por Trump com a Justiça, o ambiente de polarização política e uma liderança envelhecida à frente do País. No plano econômico, ele apontou a inflação e os juros elevados para os padrões americanos.

“Algo soa familiar para você? Com desempenho eleitoral ruim, popularidade morna, perspectiva de um novo ciclo de juros subindo e inflação fora da meta à frente, além desse sinal de mal agouro vindo dos EUA, como Lula vai reagir à proposta do seu ministro econômico de cortar gastos?”, indagou o especialista.

“Para Lula, olhando o contexto, deve parecer claro que o momento é de acelerar e não de frear”, apostou. “A vitória de Trump rifa o pacote de controle de gastos e reforça a preocupação de achar mais dinheiro para colocar em políticas de transferência. O governo pode até anunciar algo, mas seu objetivo não deve ser outro que não ‘tourear’ o mercado e a sociedade”, prosseguiu.

LEIA TAMBÉM: As ações brasileiras que ganham e as que perdem com Trump presidente dos EUA

Um dos caminhos para isso seria justamente o encaminhamento da discussão no formato de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ─ tipo de proposição mais complexo e com maior exigência de quórum ─ reforçando as regras fiscais, para ser aprovada em 2025 e ter vigência no ano seguinte, 2026. Neste caso, especula o analista, as sanções para a hipótese de descumprimento ficariam apenas para 2027.

“Tudo o que vier de ajuste estrutural dificilmente não será para depois da eleição geral. Conjunturalmente, medidas para evitar fraudes no BPC, controle biométrico de beneficiários”, projetou.

LEIA TAMBÉM: Haddad, sobre Trump: “O dia amanheceu mais tenso”, mas é preciso aguardar o governo

Para Barreto, a conjuntura atual reforça a tendência de uma administração que tente suportar um cenário macroeconômico pior no Brasil, buscando uma compensação com medidas direcionadas de crédito, transferências e socorros setoriais, e doses de “malabarismo fiscal”.

Por outro lado, o aprofundamento do movimento de desvalorização do real em relação ao dólar pode ampliar a pressão sobre o governo brasileiro por medidas de ajuste nas contas públicas. Assim como em outros episódios de tensão entre o Planalto e a Faria Lima, o dólar tem testado o poder de reação da atual administração.

The post Eleição de Trump nos EUA pode afetar pacote fiscal de Haddad no Brasil, diz analista appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Marcos Mortari

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo