Últimas Notícias

Erupção de vulcão mais ativo da América Central causa evacuação na Guatemala

Erupção de vulcão mais ativo da América Central causa evacuação na Guatemala

Quase 800 pessoas foram evacuadas nesta quinta-feira na Guatemala após a erupção do vulcão de Fuego, localizado 35 km ao sudoeste da capital, informou o órgão de proteção civil local, que declarou alerta laranja. O colosso, considerado o vulcão mais ativo da América Central, provocou em 2018 uma avalanche que arrasou uma comunidade, com saldo de 215 mortos e um número semelhante de desaparecidos.

“Preferimos sair do que depois lamentar a morte de todas as pessoas da aldeia”, disse à AFP Celsa Pérez, de 25 anos, evacuada com sua família da comunidade de Morelia para um abrigo no município de Santa Lucía Cotzumalguapa, no departamento de Escuintla. A mulher, que trabalha vendendo roupas usadas, explicou que líderes de sua aldeia tocaram um sino para ordenar a evacuação. “Não pensamos nem uma, nem duas vezes”, afirmou.

Um total de 786 pessoas foram levadas a abrigos de várias comunidades nos departamentos (províncias) de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, que compartilham o território do vulcão, anuncio Juan Laureano, porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

Vídeos divulgados pela Conred mostraram diversos moradores, entre eles crianças, embarcando em ônibus sob uma chuva de água e cinzas. O diretor do Instituto de Vulcanologia (Insivumeh), Edwin Rojas, afirmou que as colunas de fumaça e cinzas da erupção, que começou na quarta-feira, ultrapassaram os 7 mil metros de altura.

Também pediu precaução com as avalanches de material ardente, conhecidas como fluxos piroclásticos que descem pelas encostas, pois algumas atingem sete quilômetros. Ele espera que a atividade do vulcão diminua nas próximas horas.

O governo suspendeu as aulas em 43 centros educativos nos departamentos afetados e fechou uma estrada que faz fronteira com o vulcão e conecta o sul do país à cidade colonial de Antigua, principal atração turística da Guatemala e Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1979.

O Instituto também alertou para “correntes” de material incandescente, conhecidos como fluxos piroclásticos, que descem pelas encostas. Antes do aumento da atividade, o maciço estava dentro de “parâmetros” considerados “normais”, com “explosões fracas e moderadas”.

Sua última erupção foi em março, quando provocou a evacuação temporária de mil pessoas. O vulcão de Fuego é um dos três vulcões ativos da Guatemala, junto com Pacaya (sul) e Santiaguito (oeste). Em 1932, uma erupção do vulcão de Fuego lançou cinzas que chegaram a El Salvador (a 125 km de distância) e Honduras (a 175 km).

The post Erupção de vulcão mais ativo da América Central causa evacuação na Guatemala appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Agência O Globo

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo