Este é o valor ideal para ter guardado aos 50 e viver bem na aposentadoria
Aos 50 anos, a aposentadoria deixa de parecer um futuro distante e começa a se tornar uma realidade cada vez mais próxima. Mas, afinal, quanto dinheiro você deveria ter economizado até essa idade para garantir uma aposentadoria tranquila?
De acordo com a provedora de investimentos Fidelity, uma referência no setor monetário dos Estados Unidos, ao CNBC, o ideal é ter acumulado o equivalente a seis vezes sua renda anual atual aos 50 anos, considerando um plano de aposentadoria aos 67.
No entanto, Nathan Sebesta, planejador monetário e fundador da Access Wealth Strategies, essa comparação direta pode ser injusta. Ele destaca que não existe um número mágico para todos: “O quanto você precisa guardar depende do seu estilo de vida desejado na aposentadoria e da idade com que pretende parar de trabalhar.”
Tenho 50 anos e não economizei o suficiente, o que fazer?
Se você chegou aos 50 e percebeu que continua longe da meta ideal, especialistas recomendam três estratégias principais:
1. Adie a aposentadoria e a Previdência Social
Os benefícios da Previdência Social podem ser solicitados a partir dos 65 anos e 20 anos de contribuição para homens e 62 anos e 15 de contribuição para mulheres. Uma maneira de conseguir guardar mais dinheiro é adiando a aposentadoria.
2. Revise seu estilo de vida e reduza gastos
Se a diferença entre o que você tem e o que precisa ainda for grande, pode ser necessário ajustar as expectativas para a aposentadoria. Isso pode incluir mudar para uma região com custo de vida mais baixo, eliminar dívidas ou cortar gastos supérfluos.
3. Invista o quanto for possível
Mesmo sem ter altos valores é possível investir quantias menores. Conforme nota do E-Investidor, o mercado brasileiro já oferece produtos acessíveis para todos os bolsos.
Publicidade
No entanto, independentemente do quanto você já conseguiu guardar para a sua aposentadoria, o consenso entre os especialistas é claro: não entre em pânico.
Colaborou: Renata Duque.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos