EUA sinalizam que ataques ao Irã seriam limitados após bombardeios a usinas nucleares


O governo dos Estados Unidos comunicou ao Irã, por meio de canais informais, que os ataques aéreos realizados neste sábado (21) contra instalações nucleares iranianas seriam pontuais e limitados, segundo fontes ouvidas pela imprensa americana. A mensagem indica que o presidente Donald Trump não planeja novas ofensivas militares no curto prazo, apesar da retórica dura adotada em seu pronunciamento.
Segundo apuração de veículos americanos, ainda não está claro como a mensagem foi enviada, mas o gesto sugere uma tentativa da Casa Branca de manter aberta a via diplomática. A comunicação ocorre em um contexto de tensões crescentes, após Trump anunciar que bombardeou com “carga completa de bombas” os complexos nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan.

Netanyahu diz que ataque dos EUA ao Irã “vai mudar a história” e parabeniza Trump
Premiê israelense publicou vídeo nas redes elogiando ofensiva americana contra usinas nucleares iranianas; ação marca maior intervenção direta dos EUA no conflito

Israel acusa Irã de planejar assassinato de Netanyahu e Trump em sessão da ONU
Embaixador israelense afirma que regime iraniano tenta disfarçar ações terroristas sob manto diplomático
“Concluímos nosso ataque muito bem-sucedido às três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Isfahan. Todos os aviões estão agora fora do espaço aéreo iraniano”, escreveu Trump na rede Truth Social.
Contatos intermitentes, mas ativos
Fontes do governo americano confirmaram que houve comunicações diretas entre os dois países ao longo da semana, mesmo com a escalada militar. Na quinta-feira (19), a Casa Branca afirmou publicamente que ainda havia correspondência ativa com Teerã — embora sem detalhar os canais utilizados.
A sinalização de que os ataques não terão continuidade imediata pode ser interpretada como um aceno estratégico à comunidade internacional, que tem pressionado por uma solução diplomática para evitar a ampliação do conflito no Oriente Médio.
Ataque teve alvos estratégicos
O bombardeio dos EUA atingiu três pilares do programa nuclear iraniano:
• Fordow, um centro subterrâneo altamente protegido;
• Natanz, o maior complexo de enriquecimento de urânio do país;
• Isfahan, responsável pela preparação química do urânio para enriquecimento.
The post EUA sinalizam que ataques ao Irã seriam limitados após bombardeios a usinas nucleares appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Marina Verenicz