EUA vão monitorar redes sociais de brasileiros que solicitarem visto de estudante


A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou nesta quarta-feira (25) que o governo americano começará a monitorar as redes sociais de brasileiros que solicitarem vistos de estudante para ingressar no país. A medida foi oficializada por meio de comunicado publicado no site da Embaixada.
De acordo com o comunicado, os brasileiros que solicitarem visto de estudante deverão manter seus perfis nas redes sociais públicos e estarão sujeitos a uma “verificação abrangente e minuciosa” do seu comportamento nas plataformas digitais.

EUA vão interromper apoio monetário à aliança global de vacinas Gavi, diz secretário
EUA vão interromper apoio monetário à aliança global de vacinas Gavi, diz secretário de Saúde

Embraer inaugura novas instalações de serviços de manutenção em aeroporto dos EUA
Companhia destaca que a capacidade para atender aos clientes da Embraer nos Estados Unidos irá crescer cerca de 53% em todo o país com as novas instalações
A decisão, segundo a embaixada, visa proteger os Estados Unidos e manter os “mais altos padrões de segurança nacional”.
O comunicado afirma que obter um visto é um “privilégio, não um direito” e que o processo precisa garantir que os candidatos “não representem riscos à segurança ou aos interesses nacionais”.
“Utilizamos todas as informações disponíveis durante a triagem e verificação de vistos, especialmente aquelas que possam indicar ameaças à segurança nacional”, diz o texto da embaixada.
Embate com universidades
A diretriz surge em meio ao embate entre o presidente Donald Trump e o setor acadêmico.
Nos últimos meses, o republicano cortou repasses a universidades e anunciou medidas para limitar a entrada de estrangeiros, o que gerou reações de instituições e da sociedade civil.
A nova exigência foi anunciada na semana passada pelo Departamento de Estado, que suspendeu temporariamente a concessão de vistos estudantis em maio. Agora, a triagem das redes sociais será pré-requisito para a retomada dos agendamentos, segundo a representação diplomática.
Conteúdos hostis
Segundo o governo americano, a revisão dos perfis nas redes sociais tem como objetivo identificar conteúdos considerados hostis aos Estados Unidos, à sua cultura, instituições e princípios fundadores.
O comunicado também informa que a medida pode ser estendida a outras categorias de vistos no futuro, dependendo da evolução da política migratória sob o governo Trump.
“Todos os solicitantes devem comprovar de forma credível sua elegibilidade para o tipo de visto solicitado”, afirma o texto.
The post EUA vão monitorar redes sociais de brasileiros que solicitarem visto de estudante appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Marina Verenicz