Últimas Notícias

Expecitativa sobre inflação no Brasil cai em semana de Copom

As expectativas de inflação para o fim de 2025 no Brasil caíram pela terceira semana consecutiva, pouco antes da reunião do Banco Central para decidir se estende ou não o ciclo de aumentos de juros.

A inflação anual deve desacelerar para 5,25% em dezembro, abaixo da estimativa anterior de 5,44%, de acordo com uma pesquisa semanal com economistas publicada pelo Banco Central na segunda-feira (26). Embora essa projeção de preços ao consumidor esteja no menor nível desde janeiro, ainda está acima da meta de 3%.

Meses de forte crescimento econômico e a inquietação com os planos de gastos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm levado analistas a questionar se há espaço para que os custos dos empréstimos subam ainda mais. A taxa básica de juros, Selic, já foi elevada em mais de quatro pontos percentuais — para 14,75% — desde setembro para conter os aumentos do custo de vida.

Aumento dos juros

O presidente do Banco Central, Gabriel Galipolo, deixou claro que não descarta outro aumento dos juros, mesmo com os custos dos empréstimos no nível mais alto em quase duas décadas.

A inflação anual do Brasil recuou mais do que o esperado em maio, para 5,32%, interrompendo três meses de avanços, informou a Agência Nacional de Estatísticas (ANEEL).

Enquanto isso, a atividade econômica subiu 0,16% no mês de abril, pouco acima da estimativa mediana de 0,10% dos analistas em uma pesquisa da Bloomberg, de acordo com um comunicado separado do banco central.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Bloomberg

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo