Familiar passou a recusar a comida favorita? Fique atento: pode ser sinal de doença


Um familiar ou amigo de repente começa a reclamar da comida favorita ou recusá-la? Passa a reclamar de barulho quando nunca se incomodou com isso? É preciso ficar atento porque esses podem ser sinais pouco conhecidos de demência.
Trabalhando com esses pacientes há 30 anos, o especialista em cuidados britânico Michael Berkley-Blezard compartilhou alguns indicadores mais sutis que podem indicar declínio cognitivo.
Michael apontou um sintoma específico a ser observado: “Problemas sensoriais nem sempre são reconhecidos como sintomas de demência e, como resultado, não são frequentemente relatados como tal. Esses problemas sensoriais podem incluir aumento da sensibilidade a ruídos, alterações nos cheiros e também no sabor dos alimentos, o que pode fazer com que um ente querido não aprecie a comida que costumava comer”.
Percepção mudada
O que Michael vê na prática como diretor da casa de repouso Elmfield Old Sarum Manor, no Reino Unido, é apoiado pela Sociedade de Alzheimer britânica. A instituição detalha como a percepção do paladar pode mudar.
Segundo a organização, é frequente que quem tem demência “comece a experimentar mudanças nos sabores”, passando a gostar de alimentos que antes não apreciava ou a rejeitar aqueles que costumava consumir.
Sites especializados como o da British Dietetic Association e Dementia UK também reforçam que há um comprometimento da percepção de gosto e cheiro, levando a alterações na preferência e no apetite — por exemplo, um aumento no consumo de comidas doces para compensar essa perda sensorial.
The post Familiar passou a recusar a comida favorita? Fique atento: pode ser sinal de doença appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Agência O Globo