Fechamento de Mercado: Ibovespa cai em dia de negociações comerciais e desconforto fiscal
Nesta segunda-feira (9), no exterior, as principais bolsas internacionais iniciaram a semana apresentando comportamento misto, em meio à nova rodada de negociações comerciais entre Estados Unidos e China, em Londres. O foco dos investidores recaiu sobre possíveis avanços nas discussões envolvendo exportações de semicondutores e terras raras, o que favoreceu o desempenho das ações dos setores de tecnologia e mineração em Wall Street.
Em outros mercados, os rendimentos dos títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano (Treasuries) e o dólar recuaram, enquanto o petróleo e o cobre registraram leves altas, apoiados pela fraqueza da moeda americana e pelo otimismo com o progresso nas tratativas sino-americanas.
No Brasil, o ceticismo em relação às medidas fiscais alternativas ao aumento do IOF pressionou os ativos locais. A ausência de cortes de gastos e a sinalização de elevação de tributos —como a CSLL e a taxação de ativos atualmente isentos —geraram desconforto entre os investidores. Nesse contexto, o Ibovespa encerrou o pregão em queda de 0,30%, aos 135.699 pontos, com volume monetário de R$ 20 bilhões.
Publicidade
O dólar teve leve recuo de 0,13% frente ao real. No mercado de juros futuros, após uma abertura em alta motivada pela frustração com o IOF, as taxas recuaram, especialmente nos vencimentos mais curtos.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Ágora Investimentos