Últimas Notícias

Feriado de Corpus Christi 2025: o que abre e fecha e como funcionam bancos, Bolsa e boletos

A última folga prolongada do primeiro semestre de 2025, o feriado de Corpus Christi, acontece na próxima semana, em 19 de junho. Durante a data, estabelecimentos e instituições podem ter horários de funcionamento alterados, como bancos e a Bolsa de Valores brasileira, a B3. Veja o que abre e fecha para se organizar e aproveitar o feriado com tranquilidade.

De acordo com a agência de notícias do Vaticano, a Solenidade de Corpus Christi (Corpo de Cristo em latim) é uma celebração da Igreja Católica dedicada ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia, ou seja, a presença de Jesus Cristo no pão e no vinho consagrados durante a missa. Neste único dia, em especial, o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas vias públicas.

A origem da manifestação vem do século XIII em Liège, na Bélgica, criada por Santa Juliana de Mont Cornillon. A ideia ganhou reconhecimento papal e foi, posteriormente, consolidada e estendida a toda a Igreja a partir do século XIV.

Embora seja feriado na maioria das capitais brasileiras, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos classifica a data como ponto facultativo, cabendo a cada estabelecimento a decisão de abrir ou fechar.

Feriados nacionais que ainda restam em 2025

Este será o último feriado prolongado do primeiro semestre de 2025, mas ainda existem outros que ainda acontecerão ao longo do ano, embora a maioria deles caia em final de semana. Veja a lista completa:

  • 7 de setembro (Domingo): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (Domingo): Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (Domingo): Finados
  • 15 de novembro (Sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (Quinta-feira): Consciência Negra
  • 25 de dezembro (Quinta-feira): Natal

Sendo assim, se você está se preparando para aproveitar um feriado prolongado no segundo semestre do ano, vai ter que esperar até o dia 20 de novembro.

Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi

Serviços bancários no feriado: o que fazer

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a data da celebração de Corpus Christi – 19 de junho – é considerada, sim, feriado. Dessa forma, as instituições bancárias como um todo não abrirão ao público na quinta-feira.

Publicidade

Em nota oficial, a organização recomenda que os clientes utilizem os canais digitais dos bancos caso haja a necessidade de transferências entre contas bancárias ou pagamentos. A Febraban também esclarece que carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e mais) que têm a data de vencimento no feriado poderão ser pagos no dia seguinte sem qualquer acréscimo – entenda mais aqui.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar nos caixas eletrônicos, no internet banking ou pelo atendimento telefônico dos bancos”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, na mesma nota.

Já os estabelecimentos em geral, como lojas e shoppings, podem decidir internamente como seguirão durante o feriado, tendo em vista que a data não é reconhecida como feriado nacional e sim como ponto facultativo.

Bolsa de Valores funciona no Corpus Christi?

Bolsa de Valores (B3), anunciou na última segunda-feira (9) que, na quinta-feira de Corpus Christi, nenhum ativo de renda variável, como ações e Exchange Traded Funds (ETFs), ou mesmo de renda fixa, como o Tesouro Direto, será negociado. No dia 20 de junho, sexta-feira, as negociações voltam à normalmente, pois haverá pregão.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Manuela Miniguini

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo