Funeral de Francisco: cardeal destaca legado pela construção de “pontes e não muros”


O funeral do Papa Francisco, celebrado neste sábado (26) na Praça de São Pedro, foi marcado por uma homilia feita pelo cardeal Giovanni Battista Re, na qual destacou o legado do pontífice em favor da união dos povos, da paz e da construção de “pontes e não muros”.
A cerimônia reuniu cerca de 200 mil pessoas e mais de 50 chefes de Estado, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o argentino Javier Milei. O número de participantes superou em quatro vezes o público do funeral do Papa Bento XVI, em 2023.
Na homilia, Re exaltou a luta de Francisco contra a guerra, a exclusão e a pobreza:
“Construir pontes e não muros é uma exortação que ele repetiu muitas vezes, e o serviço da fé como Sucessor do Apóstolo Pedro esteve sempre unido ao serviço do homem em todas as suas dimensões.”
O cardeal ainda lembrou que o Papa via a Igreja como um “hospital de campanha” que deveria acolher todos, independente da fé ou condição social:
“Foi um Papa no meio do povo, com um coração aberto a todos.”
A homilia, com forte apelo à tolerância e à fraternidade, ressaltou valores que entraram em choque com as políticas migratórias defendidas por Trump, um dos rostos mais visíveis do endurecimento contra refugiados e imigrantes em todo o mundo.
“Nessa majestosa Praça de São Pedro, onde o Papa Francisco celebrou tantas vezes a Eucaristia (…) Perante o eclodir de tantas guerras, o Papa Francisco levantou incessantemente a sua voz implorando a paz e convidando à negociação honesta para encontrar soluções possíveis. A guerra, dizia ele, é sempre uma derrota dolorosa e trágica para todos”, disse o cardeal Giovanni Battista Re.
The post Funeral de Francisco: cardeal destaca legado pela construção de “pontes e não muros” appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Paulo Barros