Governo busca manter juros de um dígito no próximo Plano Safra, diz Fávaro

O governo brasileiro buscará manter juros no nível de um dígito para as principais linhas do próximo Plano Safra (2025/26), que começa a vigorar em julho, mesmo diante de uma alta da taxa básica Selic, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta quarta-feira.
A questão gira em torno de quanto o Tesouro poderá dispor para subsidiar juros mais baixos, especialmente para agricultores pequenos e médios, em conjuntura na qual a Selic está em 14,25% ao ano, no maior patamar desde 2016.
Fávaro disse ainda, após reunião no Ministério da Fazenda, que o governo buscará mais recursos do Tesouro para manter o nível do Pronamp, destinado a agricultores médios.
Entre as alternativas para garantir crédito adequado e de custo menor em momento de alta na Selic, o ministro afirmou que o governo quer potencializar linhas de crédito dolarizadas.
“A gente quer, então, potencializar a linha dolarizada, que tem um custo zero para o Tesouro, mas que a gente consegue ficar com os níveis de juros ainda em um dígito, abaixo de 10%”, afirmou a jornalistas.
Fávaro disse acreditar que os preços de alimentos no varejo brasileiro vão cair ainda mais, ao comentar o tema da inflação de produtos que afetam a popularidade do presidente Lula.
Ele reiterou que a questão da guerra tarifária “é menos relevante” para agricultores brasileiros, que são bastante competitivos, afirmando que o país deve ganhar mais espaço no mercado global.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo busca manter juros de um dígito no próximo Plano Safra, diz Fávaro no site CNN Brasil.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: mariaclaramatos