Haddad: governo estuda corte de isenções fiscais poupando Zona Franca e Simples


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (27) que o governo está estudando uma nova proposta para promover um corte linear em benefícios fiscais, atendendo a um pedido de líderes do Congresso Nacional para excluir do alcance da medida incentivos previstos na Constituição, como os ligados à Zona Franca de Manaus e ao Simples Nacional.
Durante entrevista à GloboNews, Haddad explicou que, após a reunião com líderes do Congresso no início do mês, ficou claro que haveria resistência em cortar subsídios com proteção constitucional. “Houve uma espécie de veto aos benefícios fiscais de natureza constitucional”, afirmou. “Isso implica uma dificuldade técnica tremenda. Tecnicamente, do ponto de vista de logística, escrever a lei… a gente não sabe nem como fazer isso.”

Haddad diz que aumento de gasto “dá urticária” e reforça compromisso com meta fiscal
Ministro da Fazenda afirma que governo não não irá mudar meta de resultado primário

Não quero crer que 2026 já começou, diz Haddad sobre embate Governo x Congresso
Segundo Haddad, o governo ainda não definiu se de fato irá recorrer ao STF para contestar a decisão dos parlamentares
Segundo o ministro, a Fazenda ainda busca uma solução jurídica que viabilize um corte linear nos demais subsídios. “Surgiu uma ideia ontem que está sob análise lá na Fazenda para saber se atende ao Congresso”, revelou. “Assim que tivermos uma resposta, vamos apresentar.”
Corte infraconstitucional
Haddad afirmou que a proposta, como está sendo desenhada, não incluiria benefícios como o da Zona Franca e do Simples, mas poderia atingir outras renúncias fiscais que não possuem proteção constitucional. “Se eu tiver que fazer um corte linear infraconstitucional, de lei por lei, é uma coisa que tecnicamente… a gente ainda está estudando”, disse.
A proposta de corte de 10% nos benefícios fiscais integra o pacote de medidas do governo para aumentar a arrecadação e viabilizar o cumprimento da meta fiscal. Contudo, o próprio Haddad reconheceu que o potencial de arrecadação ficou abaixo do previsto inicialmente, devendo variar entre R$ 15 bilhões e R$ 20 bilhões.
The post Haddad: governo estuda corte de isenções fiscais poupando Zona Franca e Simples appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Paulo Barros