Ibovespa hoje sobe com ajuda da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4) após China elevar tarifas
O Ibovespa hoje avança apoiado pelas ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4), com o mercado de olho nos novos desdobramentos da guerra comercial e a troca de tarifas entre Pequim e Washington. Às 14h10 (de Brasília), a principal referência da B3 subia 0,85%, aos 127.426,57 pontos.
Nesta manhã, a China anunciou que vai elevar as tarifas de importação sobre produtos americanos de 84% para 125%. A decisão do Conselho de Estado do país ocorreu depois que autoridades do governo Donald Trump informaram na última quinta-feira (10) que aplicarão uma tarifa mínima de 145% sobre todas as exportações do gigante asiático.
“Mesmo que os EUA continuem impondo tarifas mais altas, isso não fará mais sentido econômico e se tornará uma piada na história da economia mundial”, disse a Comissão de Tarifas do Conselho Estatal chinês em comunicado sobre a retaliação às tarifas dos EUA. Para a Capital Economics, o anúncio sugere que o país não tem pressa em negociar com a administração do presidente Trump. “Uma reversão parcial das tarifas ainda parece provável em algum momento. Mas é difícil imaginar uma redefinição significativa na relação EUA-China”, avalia a consultoria britânica.
Publicidade
O cenário comercial gera cautela nos mercados globais. “Há muita incerteza. Por isso os mercados ficam voláteis. Esse bate/rebate de Estados Unidos e China gera aversão ao risco”, diz Henrique Lenzi, operador de renda variável da Manchester Investimentos. O que entra como fator positivo são os ganhos do minério de ferro no fechamento de hoje em Dalian, o que reflete nas ações do segmento metálico. Os papéis da Vale (VALE3) sobem 1,74% no índice. A Petrobras também apoiam a principal referência da B3, onde os ativos ordinários (PETR3) da petroleira valorizam 0,78% e os preferenciais (PETR4) avançam 0,83%.
Investidores digerem também nova rodada de piora de indicadores econômicos no Brasil e no exterior. Nos EUA, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) mostrou deflação de 0,1% em março, com o aumento das expectativas de inflação ao maior nível desde 1981. Por aqui, a inflação brasileira medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou mês passado com alta de 0,56%, ante uma elevação de 1,31% em fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima da mediana das previsões de analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que apontava alta de 0,54%. O intervalo das estimativas ia de 0,46% a 0,59%.
Na Bolsa brasileira, quem lidera as altas do Ibovespa hoje são as ações da Vamos (VAMO3), que disparam 9,26%. Papéis da SLC (SLCE3) também operam no campo positivo, em alta de 4,74%. Em relatório, o Citi afirma ue espera que as ações da firma apresentem um bom desempenho nos próximos dias, “em virtude das incertezas sobre tarifas de importação (que podem favorecer o agronegócio brasileiro) e da tendência de alta do câmbio”.
Do lado oposto, os ativos do IRB (IRBR3) recuam 4,10% e registram a maior baixa do índice, seguidos pela Cyrela (CYRE3), que caem 1,17%. A incorporadora divulgou o seu relatório operacional referente ao primeiro trimestre de 2025, que foi considerado ótimo pelos analistas de construção civil do BTG Pactual, que destacaram a expansão dos lançamentos e das vendas em níveis acima do estimado pelo banco.
Publicidade
“A Cyrela teve um ótimo início de ano”, descreveram os analistas Gustavo Cambauva e Elvis Credendio. “A companhia apresentou resultados operacionais consistentes novamente, com lançamentos e vendas crescendo bem e superando nossas expectativas, que já eram otimistas”, completam.
No mercado de câmbio doméstico, o dólar hoje cai 0,30%, a R$ 5,880, após abrir em queda de 0,87%, a R$ 5,847.
*Com informações do Broadcast
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Cecília Mayrink