Inundações no Texas matam pelo menos 13 pessoas e deixam mais de 20 desaparecidos


Tempestades e chuvas torrenciais provocaram inundações repentinas e mortais nesta sexta-feira ao longo do Rio Guadalupe, no centro-sul do Texas, matando pelo menos 13 pessoas e deixando mais de 20 meninas de um acampamento de verão desaparecidas, de acordo com autoridades locais.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA declarou estado de emergência por inundações repentinas em partes do Condado de Kerr, localizado no centro-sul do Texas Hill Country, a cerca de 105 km a noroeste de San Antonio, após fortes chuvas.
Dalton Rice, administrador municipal de Kerrville, sede do condado, disse aos repórteres que a enchente extrema ocorreu antes do amanhecer, com pouco ou nenhum aviso, impedindo as autoridades de emitirem ordens de evacuação.
“Isso aconteceu muito rápido, em um período de tempo muito curto, que não poderia ser previsto, mesmo com o radar”, disse Rice. “Isso aconteceu em menos de duas horas.”
O Gabinete do Xerife do Condado de Kerr relatou que 13 pessoas foram encontradas mortas em “inundações catastróficas” na área.
O vice-governador do Texas, Dan Patrick, disse em uma entrevista coletiva no final da tarde que as autoridades estavam procurando por 23 meninas listadas como desaparecidas entre mais de 700 crianças que estavam em um acampamento de verão. O local foi varrido pelas águas da enchente por volta das 4h no horário local.
A maioria dos participantes do acampamento estava segura, disseram as autoridades, mas eles não puderam ser evacuados imediatamente porque as estradas ficaram intransitáveis devido às águas altas.
“Todos estão fazendo tudo o que podem para tirar essas crianças de lá”, disse o juiz do Condado de Kerr, Rob Kelly, a principal autoridade local eleita, em uma coletiva de imprensa sobre o desastre.
Ele disse que loteamentos residenciais dispersos, parques de veículos recreativos e acampamentos foram os mais afetados.
Já Patrick afirmou que o nível do Rio Guadalupe subiu 8 metros em 45 minutos, em meio a fortes chuvas que inundavam a região. Equipes de busca sobrevoavam a área com 14 helicópteros e uma dúzia de drones, além de centenas de socorristas em terra realizando resgates em árvores e águas correntes.
“Prevê-se mais chuva nessas áreas”, disse Patrick. “Mesmo que a chuva seja leve, mais inundações podem ocorrer nessas áreas. Há uma ameaça constante de possíveis inundações repentinas de San Antonio a Waco nas próximas 24 a 48 horas, além dos riscos contínuos no oeste e no centro do Texas.”
Autoridades disseram que funcionários da Guarda Costeira dos EUA e da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências foram acionados para ajudar as autoridades locais a enfrentar a crise.
The post Inundações no Texas matam pelo menos 13 pessoas e deixam mais de 20 desaparecidos appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: camillebocanegra