IPCA sobe 0,16% em janeiro, menor taxa para o mês desde 1994, mas acima do esperado


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,16% em janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (11). Conforme destacou o Instituto, esta foi a menor taxa para um mês de janeiro desde o início do Plano Real, em 1994. O índice ficou 0,36 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de dezembro (0,52%). Com isso, o acumulado em 12 meses recuou para 4,56%.
O número, contudo, foi levemente acima do esperado. A expectativa de analistas consultados pela Lseg era de alta de 0,14% em janeiro, acumulando em 12 meses alta de 4,57%.
Os preços do subitem energia elétrica residencial recuaram 14,21% e exerceram o impacto negativo mais intenso (-0,55 p.p.) sobre o IPCA de janeiro. Fernando Gonçalves, gerente do IPCA, explica que “essa queda foi decorrência da incorporação do Bônus de Itaipu, creditado nas faturas emitidas em janeiro”.
A energia elétrica residencial integra o grupo da Habitação, que registrou queda de 3,08% com impacto de -0,46 p.p. sobre o IPCA de janeiro.
(com agência de notícias do IBGE)
The post IPCA sobe 0,16% em janeiro, menor taxa para o mês desde 1994, mas acima do esperado appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Lara Rizério