IR 2025: aposentados já podem consultar informe de rendimentos do INSS
Aposentados e pensionistas já podem acessar o informe de rendimentos do INSS para declarar o Imposto de Renda (IR) 2025. O documento, essencial para a prestação de contas à Receita Federal, foi disponibilizado nesta sexta-feira (21) aos beneficiários.
É possível consultar e baixar o informe de forma digital, sem precisar sair de casa. O documento está disponível tanto no site quanto no aplicativo Meu INSS, compatível com os sistemas Android e iOS.
Veja a seguir o passo a passo para acessar o informe de rendimentos do INSS:
- Acesse o Meu INSS pelo site (meu.inss.gov.br) ou pelo aplicativo disponível na Google Play e App Store;
- Faça login com a conta Gov.br, inserindo seu CPF e a senha cadastrada;
- Role a tela até a aba “Outros Serviços”;
- Clique em “Ver Mais” e selecione o ícone com a frase “Extrato do Imposto de Renda”;
- Escolha o ano-calendário de 2024 (relativo ao IR 2025);
- Baixe o documento.
O informe do IR estará disponível para download em PDF, permitindo salvar ou imprimir o arquivo. Ele oferece grande ajuda para quem vai declarar o Imposto de Renda, detalhando os ganhos monetários do contribuinte ao longo do ano fiscal e especificando se eles são rendimentos tributáveis, tributados exclusivamente na fonte ou isentos. Além do INSS, firmas, bancos e corretoras também têm a obrigação de enviar esse documento aos cidadãos.
Publicidade
As fontes pagadoras têm até 28 de fevereiro (último dia útil do mês) para disponibilizar o informe referente ao ano de 2024. O documento pode ser acessado de diferentes formas, em e-mails, links para download na internet ou aplicativos.
Como abordamos nesta matéria, a Receita Federal deve divulgar as regras e atualizações do Imposto de Renda 2025 na primeira quinzena de março. Enquanto isso, os contribuintes podem se antecipar organizando os documentos necessários para a declaração, incluindo os informes de rendimentos do INSS e de outras instituições.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Beatriz Rocha