Irã anuncia que executou por enforcamento agente do Mossad


A justiça iraniana anunciou que executou nesta segunda-feira um homem preso em 2023 e declarado culpado de ser um agente do Mossad, o serviço de inteligência exterior de Israel, no quarto dia de conflito entre a República Islâmica e seu inimigo jurado.
“Esmaeil Fekri, um agente do Mossad declarado culpado dos crimes capitais de ‘corrupção na Terra’ e de ‘moharebeh’ (guerra contra Deus, N.T.) foi executado por enforcamento após o procedimento judicial”, informou o site de notícias Mizan Online, vinculado ao poder judiciário.

Irã prepara projeto de lei para deixar tratado de não proliferação nuclear
O TNP, que o Irã ratificou em 1970, garante aos países o direito de buscar energia nuclear civil em troca da exigência de que renunciem às armas atômicas e cooperem com o órgão de vigilância nuclear da ONU, a AIEA

Irã mata 5 em Israel e agente do Mossad no 4º dia de conflito; Tel Aviv revida
Bombardeios atingem Tel Aviv, Haifa e Petach Tikva; Israel retalia rapidamente e eleva tensão no Oriente Médio
O anúncio ocorre em meio à intensificação dos ataques entre Israel e Irã, que causaram numerosas mortes de civis de ambos os lados e obrigaram o fechamento do espaço aéreo em vários países da região.
Nesse contexto, o chefe do poder judiciário iraniano, Gholamhossein Mohseni Ejei, pediu na segunda-feira que sejam realizados processos rápidos contra pessoas acusadas de espionar em nome de Israel.
“Se uma pessoa for detida por vínculos com o regime sionista e tiver colaborado com ele, seu julgamento e sentença devem ser realizados muito rapidamente, em conformidade com a lei e levando em conta as condições de guerra”, afirmou Gholamhossein Mohseni Ejei, citado pela agência Tasnim.
Após décadas de hostilidade e confrontos em países terceiros do Oriente Médio, Israel lançou na sexta-feira uma ampla ofensiva contra alvos militares e nucleares no Irã, com o objetivo declarado de neutralizar seu programa atômico e balístico.
O Estado hebreu matou altos comandantes militares e cientistas nucleares como parte de sua campanha. Segundo as autoridades iranianas, os ataques israelenses causaram pelo menos 224 mortos, incluindo numerosos civis.
O Irã respondeu com uma série de ataques com drones e mísseis, que mataram ao menos 24 pessoas em Israel, segundo o último balanço divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro.
The post Irã anuncia que executou por enforcamento agente do Mossad appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Agência O Globo