IRB (IRBR3) cancela 420 mil ações mantidas em Tesouraria; papel cai no pregão

O IRB (IRBR3) comunicou aos seus acionistas na noite de segunda-feira (13) que o conselho de administração da companhia decidiu cancelar as 420.125 ações ordinárias que estavam em Tesouraria, sem diminuir o valor total do capital social. Essas ações foram adquiridas, em sua maioria, em fevereiro de 2020, no âmbito do último programa de recompra de ações da firma.
Leia também
Com o cancelamento das ações, o capital social do IRB passa a ser dividido em 81.842.886 ações ordinárias e 1 ação preferencial de classe especial de titularidade da União, conhecida como Golden Share (ação de ouro) – ativo que permite o veto a decisões estratégicas dentro da firma.
“Oportunamente, será submetida à Assembleia Geral proposta para atualização do caput do art. 5º do Estatuto Social da Companhia, a fim de refletir a nova quantidade de ações ordinárias em que se divide o seu capital social”, informou ainda o IRB em comunicado.
Desempenho do IRB (IRBR3) hoje
As ações do ressegurador recuam 1,66% a R$ 47,40 nesta terça-feira (14), em movimento de correção após os fortes ganhos nas últimas sessões. Na sexta-feira (10), os papéis da firma subiram 3,67%. Já na segunda-feira (13), saltaram 4,6%. No ano, os ativos acumulam valorização de 11,66%,
Publicidade
Na semana passada, o Santander elevou a recomendação do IRB de neutro para outperform (desempenho acima do mercado, equivalente à compra), por manter a percepção de que o pior para a firma já passou. A avaliação é que, independentemente do mercado agrícola mais desafiador em 2023 e 2024, a firma se saiu bem, recuperando tanto a lucratividade quanto a confiança do mercado.
“A combinação de um ambiente de Selic mais alto e melhores perspectivas para o segmento agrícola sustenta nossa atualização”, diz o relatório sobre o IRB.
Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Beatriz Rocha