Últimas Notícias

Lagarde: Tarifas de Trump significam que Europa deve assumir controle de seu futuro

Lagarde: Tarifas de Trump significam que Europa deve assumir controle de seu futuro

A provável implementação das tarifas impostas pelos Estados Unidos em 2 de abril significa que a Europa terá que assumir um melhor controle de seu futuro, disse a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, nesta segunda-feira.
“Tentei descrever isso como um momento para nossa Europa… e vejo isso como o início de uma marcha rumo à independência”, disse Lagarde em uma entrevista à rádio France Inter.

“Ele o chama de Dia da Libertação nos Estados Unidos. Eu o vejo como um momento em que devemos decidir juntos assumir um melhor controle de nosso destino, e acho que é um passo em direção à independência.”

Trump deve anunciar uma proposta abrangente de tarifas no que ele chamou de “Dia da Libertação” na quarta-feira, depois de implementar taxas sobre alumínio, aço e automóveis, além de aumentar as tarifas sobre todos os produtos da China.

“Ele é alguém que sempre adota uma abordagem transacional. Ele aplica esse tipo de princípio, que está mais no âmbito dos negócios, à gestão das relações internacionais”, disse Lagarde.

A presidente do BCE reafirmou sua estimativa de uma redução de cerca de 0,3 ponto percentual para a Europa no primeiro ano de tarifas sobre as importações dos EUA provenientes da Europa.

Ela acrescentou que, se a Europa responder com medidas recíprocas, o crescimento será ainda menor, com queda de 0,5 ponto percentual.

Tarifas exigem cautela na redução dos juros

A incerteza elevada, principalmente devido aos anúncios da política comercial dos Estados Unidos, significa que o Banco Central Europeu precisa ser cauteloso ao reduzir suas taxas de juros, disse o membro do Conselho do BCE, Fabio Panetta, nesta segunda-feira (31).

O BCE cortou as taxas de juros seis vezes desde junho passado, mas deu poucos sinais sobre seu próximo passo após a redução mais recente de sua taxa básica de depósito para 2,5% em março.

“Ainda não se pode dizer que a batalha contra a inflação terminou”, disse Panetta, que é presidente do Banco da Itália, em um discurso em Roma.

“O aumento da incerteza, principalmente devido aos anúncios, às vezes contraditórios, sobre as políticas comerciais dos Estados Unidos, exige cautela na trajetória para reduzir os juros oficiais”, acrescentou.
Panetta disse na semana passada que o BCE deveria ser pragmático e orientado por dados em sua política monetária, e novamente adotou um tom cauteloso no discurso desta segunda-feira.

“Será essencial monitorar cuidadosamente todos os fatores que possam impedir o retorno à meta de 2% (de inflação)”, disse ele.

Segundo Panetta, o BCE precisa equilibrar dois fatores contrastantes.

Por um lado, a fraqueza da economia da zona do euro e as tensões geopolíticas estão retendo o consumo e o investimento, contribuindo para conter a inflação, disse Panetta.

Por outro, o aumento da incerteza é um motivo para evitar o afrouxamento muito rápido da política monetária.

The post Lagarde: Tarifas de Trump significam que Europa deve assumir controle de seu futuro appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Reuters

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo