Lula diz que ONU ‘não representa mais quase nada’ e critica falta de governança


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que a Organização das Nações Unidas (ONU) “não representa mais quase nada” e questionou porque a ONU não cria o Estado palestino. “A ONU criou o Estado de Israel em 1947, por que não criou o Estado de Palestina agora? Porque não tem força”, destacou.
Lula discursou no encerramento do Fórum firmarial Brasil-França, em Paris. “Nós não temos governança mundial hoje, a ONU não representa quase nada mais, nenhuma decisão da ONU é cumprida, e os cinco países que são membros permanentes do Conselho de Segurança também não obedecem à ONU”, afirmou o presidente brasileiro.

Responsável por ataque à Rússia, agência ucraniana vira trunfo com drones na guerra
O Serviço de Segurança da Ucrânia se transformou na ponta afiada da lança do país, após décadas sendo difamado como corrupto e repleto de traidores

Trump pressiona Powell por corte de 1 ponto nos juros: “Combustível de foguete!”
Presidente dos EUA cobra ação do Fed mesmo após relatório de emprego superar projeções de mercado
Na visão de Lula, o mundo está “órfão”, sem uma governança global e sem reprimenda de quem descumpre acordos.
“Não vamos deixar o (presidente dos EUA, Donald) Trump ser essa governança. Tem que ser um coletivo, não pode ter direito de veto”, ressaltou o líder brasileiro.
Lula acusou países de descumprirem acordos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP) e que os países riscos têm um “passivo histórico”.
“Eles têm que pagar esse contencioso, se não, não resolve o problema. Vocês já tiraram proveito do planeta, já criaram o Estado de bem-estar social, e nós que não criamos nada não vamos poder criar?”, apontou o presidente.
The post Lula diz que ONU ‘não representa mais quase nada’ e critica falta de governança appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Estadão Conteúdo